Onde jogar o óleo de cozinha usado?

Todas as lojas da Politintas são pontos de recolhimento de óleo de cozinha usado.

Um hábito muito comum dos brasileiros – o de jogar óleo de cozinha pelo ralo da pia – tem um custo ambiental caro para todo o planeta: pesquisas comprovam que cada litro de óleo polui cerca de um milhão de litros de água, o que equivale à quantidade consumida por uma pessoa em 14 anos de vida.

Se você não sabe o que fazer com o óleo de cozinha usado, a dica é doá-lo para o reaproveitamento. E todas lojas da Politintas localizadas na Grande Vitória estão prontas para te ajudar a fazer essa boa ação, já que todas as unidades da rede são pontos de coleta voluntária e estão preparadas para recolher esse tipo de resíduo.

Destinação do óleo de cozinha

O destino de todo esse material é uma empresa que vai transformá-lo em biodiesel e sabão. E toda a renda obtida com a venda desses produtos é doada para a Associação Capixaba Contra o Câncer Infantil (Acacci).

o que fazer com óleo de cozinha usado?

“Sempre tivemos muita preocupação com a conservação do meio ambiente. Tanto que fomos a primeira empresa de tinta do Estado a dar o destinamento correto aos nossos resíduos. O recolhimento do óleo de cozinha usado é uma forma que encontramos de atuar junto à sociedade para conservarmos o meio ambiente”, diz o diretor-executivo da empresa, Vinicius Ventorim.

Como descartar o óleo de cozinha usado?

Antes de ser levado para os postos de coleta da Politintas, o óleo de cozinha usado deve ser guardado pelos consumidores em garrafas pet ou de vidro. Em seguida, o material estará pronto para ser entregue em uma das filiais da rede. Na loja, o óleo é derramado em um recipiente apropriado para o transporte e a garrafa ou o vidro é devolvido ao doador, evitando assim a geração de mais resíduos, já que a pessoa pode reaproveitar a embalagem para trazer mais óleo.

A natureza agradece

A destinação incorreta do óleo de cozinha – além de contaminar os mananciais – prejudica o funcionamento das estações de tratamento de água, pois o acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos causa entupimentos e até rompimentos nas redes de coleta. Para desentupir os encanamentos são empregados produtos químicos de alto poder tóxico.

Fora da rede de esgoto, a presença de óleos nos rios cria uma barreira que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, comprometendo a base da cadeia alimentar aquática e contribuindo para a ocorrência de enchentes.

Confira os endereços dos postos de coleta da Politintas:

Vitória:

Loja de Santa Lúcia
Av. Leitão da Silva, 931

Loja de Jardim Camburi
Rua José Celso Cláudio, 720

Loja Goiabeiras
Av. Fernando Ferrari, nº 2157

Jardim da Penha
Rua Comissário Octavio Queiroz, nº 1050

Cariacica

Loja de Campo Grande
Rod. BR 262, 4119

Loja Campo Grande II
Avenida Campo Grande, nº 370

Loja Itacibá
Rua Manoel Joaquim dos Santos, nº 337

Vila Velha

Loja Aribiri
Av. Carlos Lindenberg, 2340 – Lojas 12 e 13

Loja do Centro de Vila Velha
R. Luciano das Neves, 1152

Loja Cobilândia
Av. Carlos Limdemberg, nº 5700

Loja Coqueiral de Itaparica
Rua Quatro, nº 3222 – Lj 03

Serra

Loja de Jardim Limoeiro
R. São José, 304

Loja de Laranjeiras
Av. Eudes Scherrer Souza, 805, Pq. Residencial Laranjeiras

Loja Jacaraípe
Avenida Abido Saadi, nº 3370

Loja Novo Horizonte
Av Brasil, nº 150

 

 

Já viu essas notícias?