Politintas apresenta as principais tendências de cores para 2016

A empresa reuniu as três maiores fabricantes de tinta do Brasil, que apontaram as tonalidades que estão fazendo sucesso neste ano.

Os principais nomes da arquitetura, decoração e design do Espírito Santo participaram do workshop “Tendências de Cores 2016”, que a Politintas realizou no último dia 31 de março, no Hotel Comfort Suites, em Vitória.

Duzentos profissionais convidados e estudantes do último período de Arquitetura participaram do evento e puderam se inspirar com as paletas de cores apresentadas por especialistas das empresas Suvinil, Sherwin-Williams e Coral.

Água-Marinha

A pesquisadora de tendências e consultora de cores Ana Kreutzer iniciou o workshop e falou do estudo anual de tendências da Suvinil. Durante três anos, ela desenvolveu portfólios de cor, pesquisas e palestras para a marca, acumulando muita experiência no assunto.

água marinha cor do ano Suvinil

Segundo Ana, o verde Água-Marinha é a cor eleita pela Suvinil para 2016, uma tonalidade que transmite equilíbrio, tranquilidade e segurança.

Ao todo, a Suvinil selecionou três temas para este ano: “Substancial”, “Dinâmico” e “Complementar”. O Água-Marinha – que faz parte da paleta “Substancial” – traz a ideia do verde iluminado e contemplativo do mar do Caribe e ainda o verde utilizado na arquitetura Art Déco, inspiração recorrente no design. É também uma variação de tonalidade da pedra de mesmo nome, representante da tropicalidade brasileira.

O estudo está baseado no tema comportamental “Luz”, vista como algo que ilumina, transforma e complementa, influenciando a arte, as cores e as festas da cultura popular.

Ao inspirar as pequenas e grandes ideias do cotidiano, a luz preenche a casa com cores que transmitem alegria, energia e calor humano, dando vida aos ambientes.

Alabaster

Alabaster, a cor de 2016 para Sherwin-WilliansNa sequência, a gerente de Marketing da Sherwin-Williams, diretora do Color Marketing Group para a América Latina e membro do comitê técnico da Associação Pró-Cor do Brasil, Patrícia Fecci, apresentou a cartela de tendências de cores da marca para 2016.

Patrícia explicou que a nova coleção foi desenvolvida para inspirar o estreitamento das relações humanas e da priorização do contato mais próximo e caloroso entre as pessoas.

Os temas das quatro cartelas são: “Pura Vida”, “Mais Amor Por Favor”, “Nova Narrativa” e “Trajetória”, que totalizam 34 cores.

Além dessas tendências, Patrícia apontou a Alabaster como a cor do ano. Selecionada na paleta “Pura Vida”, ela representa o simples, o singelo, o bem-estar e uma atmosfera pura, que oferece um oásis de calmaria, espiritualidade e um alívio visual. É um tom off-white discreto e, ao mesmo tempo, sedutor.

Patrícia ressaltou que a Sherwin-Williams está sempre encorajando as pessoas a perderem o medo de usar cor em suas paredes brancas. No entanto, a cor branca, muito debatida, tem uma história profundamente enraizada com os significados simbólicos, mensagens e associações que transmitem às pessoas algo profundo.

Ouro Monarca

O workshop foi encerrado pela arquiteta e apresentadora do programa “Olho Mágico”, do GNT, Leila Bittencourt, que exibiu o catálogo Colour Futures 2016, estudo global de cores da Coral.

De acordo com a marca, o Ouro Monarca é a cor deste ano. Trata-se de um ocre-dourado levemente brilhante que traduz o conceito “Olhando para os dois lados”. Esse tema, que norteia todo o Colour Futures 2016, mostra as vantagens tanto da tradição quanto da inovação e indica que, ao se contemplar o passado, é possível projetar o futuro.

Cor do Ano Suvinil: Ouro Monarca

A tonalidade Ouro Monarca é uma transição do tom laranja-acobreado do ano anterior (Sombra de Cedro) e pode ser associada aos beges, marrons e amarelos, além de tons suaves de azul.

Segundo Leila, ouro e dourado estão sendo usados em diversas áreas do design e da arquitetura. Bastante versátil, o tom combina com outras tonalidades, criando diferentes efeitos e se adequando a vários estilos de decoração.

A coleção deste ano da Coral é formada por 45 tons das famílias dos vermelhos, amarelos, violetas, laranjas, azuis, verdes e neutros. Os especialistas do estudo observaram que levar em consideração opiniões e pontos de vistas divergentes nunca foi tão relevante. Os opostos, inclusive, são vistos em todas as tendências do Colour Futures 2016: “Tradição e Futuro”, “Palavras e Imagens”, “Claro e Escuro” e “Estrutura e Liberdade”.

Opiniões de profissionais

O arquiteto Roberto Espírito Santo elogiou a organização do evento da Politintas. “A empresa sempre nos traz muitas informações da nossa área. É fundamental participar desses encontros, pois tudo muda com muita velocidade. Adorei as tendências, principalmente as paletas mais terrosas, muito presentes em meus projetos. Essa questão da natureza, do contato com a terra, tem tudo a ver comigo”, afirmou.

A designer de interiores Ana Paula Brasil também aprovou a proposta de unificar as apresentações das três fabricantes de tinta. “Conseguimos ter uma visão geral das principais tendências e nos inspiramos para novos trabalhos. Cor é fundamental nos meus projetos, ela reflete a personalidade e a forma de ver o mundo de cada um. As paletas estão lindas”.

 

Sorteio

Ao final da apresentação, o diretor-executivo da Politintas Vinicius Ventorim sorteou dois colorímetros (aparelho que identifica a cor de amostras) entre os convidados. As ganhadoras foram: a arquiteta Daniela Coutinho Bissoli e a estudante de Design de Interiores Tamiris Nogueira Muzini. Todos os participantes também levaram para casa brindes da Suvinil, Sherwin-Williams e Coral.

No Facebook da Politintas você confere quem esteve no workshop “Tendências de Cores 2016”!

Notícias relacionadas

Moradora de Vila Velha ganha iPhone 11

Jéssica de Oliveira fez as suas compras na loja do Centro de Vila Velha e foi sorteada na promoção realizada em parceria com a Sherwin-Williams.

Politintas recebe prêmio de responsabilidade ambiental

A premiação, concedida pela Fetransportes, homenageia as organizações engajadas na causa ecológica da qualidade do ar.

Tem mais iPhone 11 vindo por aí!

Vocês pediram e a Politintas atendeu: tem mais sorteio de iPhone vindo por aí! E o primeiro ganhador dessa segunda rodada foi Celso Antônio de Castro.

Precisa de um bom pintor? A Politintas indica!

O Politintas Indica conecta você com profissionais qualificados do mercado, de acordo com o serviço desejado e a sua região.

Cadastre-se e receba nossas novidades e ofertas!

Premiações recebidas