7 dicas para te ajudar a escolher as cores das paredes

Se você sempre fica em dúvida sobre qual cor escolher na hora de pintar as paredes, aí vai um guia prático com algumas dicas de especialistas!

As cores têm o poder de renovar não só a decoração dos ambientes, mas também de revigorar a energia dos espaços, além de mudar o nosso estado de espírito.

Por isso, reunimos dicas de quatro especialistas que darão ótimas sugestões sobre como escolher as cores para pintar os ambientes. E com uma coisa todas elas concordam: em uma casa colorida, todos são muito mais felizes!

Então, confira algumas dicas para deixar de lado o branquinho básico e ter segurança para escolher cores e tons que levem ainda mais harmonia para a sua casa.

1 – Pense nas cores que te trazem boas sensações

Dicas de escolha de cores das paredes por Chris Campos

A primeira dica para quem quer colorir as paredes, mas não sabe quais cores das paredes escolher é: pense nas cores que trazem boas sensações para você. A dica é da jornalista, apresentadora do GNT e uma das maiores influências do segmento casa, Chris Campos.

“É preciso saber qual sensação você quer levar para cada um dos ambientes da sua casa. Pode ser aconchego, frescor, tranquilidade ou tantas outras. Pense: o que eu sinto com essa cor? Qual emoção ela me passa? Cada pessoa tem as suas referências e, a partir delas, é possível identificar as cores certas para os diferentes espaços”, disse Chris.

A gerente de marketing para serviços de Cor & Design das tintas Sherwin-Williams, Patrícia Fecci, compartilha a mesma opinião. “O uso da cor no design de interiores está mudando. Não se trata mais apenas da estética de um espaço, mas de como você se sente nele”.

 

2 – Inspire-se nas tendências de cores das paredes

Muita gente que está em busca de inspiração para pintar as paredes procura referências sobre o que é tendência ou o que está na moda. Mas é preciso ficar atento.

Escolha de cores: inspire-se nas tendências

“Nem sempre as cores das paredes selecionadas como destaque do ano vão te agradar. Então, veja o leque todo e sinta se alguma das opções da paleta faz sentido para você. Além disso, as tendências não precisam estar somente nas paredes, mas também nos objetos, revestimentos e tecidos”, explica Chris Campos.

3 – Observe as combinações da natureza

Para a especialista em cores e membro da Associação Pró Cor do Brasil Felicitas Piñeiro, uma dica pra lá de útil para quem está em dúvida sobre como combinar as cores das paredes é observar a natureza.

Escolha das cores: inspiração na natureza

Segundo ela, “quem segue as cartelas de cores da natureza não erra, pois as combinações são sempre perfeitas”. Para isso, basta observar paisagens, filmes ou fotos que mostram cenas da natureza. Você verá facilmente as cores que combinam entre si.

4 – Na dúvida, comece devagar

Se depois de todas essas dicas você ainda continua com medo de colorir, a solução é começar aos poucos, como diz a especialista em cores e responsável pela área de Colour Design da AkzoNobel (Tintas Coral) na América do Sul, Fernanda Dall Orto Figueiredo.

Escolha das cores: comece devagar

Uma boa dica para quem tem muito receio da cor e está com medo de errar é investir no tom sobre tom de neutros, por exemplo”. Assim, é possível deixar o branco de lado e começar a inserir tonalidades diferentes nos ambientes. Um espaço pode puxar mais para o azul, outro para o verde, entre outros.

5 – Faça testes de cor

Se você é que nem São Tomé e precisa ver para crer, então não perca tempo e faça testes de cor.

Escolha de cores: faça testes de cor

“Para mim, fazer o teste de cor no próprio ambiente a ser pintado é indispensável, principalmente para quem está em dúvida ou tem receio da cor. São muitas as variáveis que podem interferir no resultado final, entre elas a iluminação natural e até a artificial. O teste de cor é um recurso e tanto para dar segurança a quem quer colorir os espaços”, comenta Felicitas Piñeiro.

6 – Escolha um ambiente e comece por ele

Outra boa sugestão de Chris Campos para começar a levar a cor para dentro de casa é pintar um ambiente de cada vez.

Escolha de cores: inicie poum ambiente de cada vez

Não existe nada mais simples, rápido, eficaz e barato do que decorar com tinta e cor. E não precisa pintar tudo de uma vez! Escolha um ambiente da sua casa e comece a transformação por ele. E você pode fazer isso por conta própria; garanto que pintar as paredes da sua casa será uma ótima experiência para você! Não tenha medo: os benefícios das cores valem à pena”.

7 – Vem para o Espaço Ambiente!

E já que a Politintas também é especialista em tinta e cores, separamos uma dica e tanto para você. Sempre que pintar uma dúvida sobre cores para pintar as paredes da sua casa, vem para o Espaço Ambiente da Politintas! Lá, é possível fazer simulações de cores nos próprios espaços a serem pintados, a partir de uma foto digital da sua casa. Assim, vai ficar mais fácil visualizar as novas cores e imaginar o seu novo lar.

Notícias relacionadas

entrega-cadeiras de rodas-Apae
Politintas doa 4 cadeiras de rodas à Apae da Serra

A doação de cadeiras de rodas é o resultado da campanha solidária Pincelada do Bem, realizada com a participação dos clientes

saiba-o-que-fazer-com-as-sobras-de-tinta
Sobras de tinta: saiba o que fazer com elas após a pintura

Você pode doar latas de tinta que sobraram ou usar a criatividade para fazer lindos efeitos decorativos nas paredes!

workshop-tendencias-de-cores-2021-politintas
Politintas promove evento para divulgar tendências de cores 2021

O workshop online “Tendências de Cores 2021” promovido pela Politintas reunirá um time de feras das marcas Coral, Suvinil e Sherwin-Williams

quatro-dicas-infaliveis-para-pintar-a-casa
4 dicas indispensáveis para a hora de pintar a casa

Usando tinta e cor é possível mudar a decoração de todos os ambientes ao pintar a casa. Confira 4 dicas que vão te ajudar na hora da pintura.

Cadastre-se e receba nossas novidades e ofertas!

Premiações recebidas