Através do Televendas, você compra tudo o que precisa para pintar ou reformar. Compre tinta sem sair de casa!

4 dicas indispensáveis para a hora de pintar a casa

Usando tinta e cor é possível mudar a decoração de todos os ambientes ao pintar a casa. Confira 4 dicas que vão te ajudar na hora da pintura.

quatro-dicas-infaliveis-para-pintar-a-casa

Pintar a casa é a melhor maneira de mudar a decoração dos ambientes de forma rápida e sem gastar muito. Mas é importante tomar alguns cuidados, tanto na pintura interna como na pintura externa, para você ter um bom resultado.

Antes de tudo, é preciso fazer um bom planejamento para evitar desperdícios e outros transtornos durante a reforma de casa. As seguintes perguntas vão ajudar você a se organizar.

  • Eu quero pintar quais cômodos da casa?
  • São ambientes internos ou externos?
  • Qual o melhor momento para dar início à pintura?
  • Qual quantidade de tinta será necessária?
  • Que materiais devo comprar?
  • Como encontrar um bom profissional?

Depois de responder essas perguntas, é o momento de começar a organizar a reforma de casa e mudar os ambientes. Para não errar, confira essas 4 dicas que preparamos para você!

4 dicas para pintura interna e externa


Agora que você já definiu como funcionará a obra, é só colocar a mão na massa e pintar a casa. Mas antes, confira nossas dicas para ter uma pintura interna ou externa mais tranquila:

1- Como escolher a tinta certa para pintar a casa

A escolha da tinta certa para pintar a casa vai muito além da cor. Atualmente, existe no mercado uma infinidade de produtos, cada um com uma finalidade diferente, que pode ou não se encaixar na sua necessidade. Por isso, é importante entender qual o tipo de tinta que você precisa para pintar a casa e se ela tem um bom custo-benefício. Veja algumas opções para a reforma da sua casa.

Tinta acrílica

É de fácil limpeza e funciona bem em ambientes internos e externos, garantindo uma boa pintura da casa. Existem três linhas de tinta acrílica: premium (uma espécie de coringa das tintas), standart e econômica. Todas podem ser manipuladas no sistema tintométrico.

Tinta látex

Ideal para ambientes internos, como quartos e salas, a tinta látex costuma ser resistente ao mofo e ter secagem rápida ao ser utilizada para pintar a casa. À base de água, ela tem ótima aplicação em materiais como o gesso, por exemplo.

Tinta esmalte

Para quem também deseja pintar itens como portas, rodapés e janelas, a opção ideal é a tinta esmalte. Dê preferência aos produtos à base de água, que, além da alta qualidade, são ecologicamente corretos. Vale destacar que tanto o esmalte solvente como à base de água podem ser manipulados, resultando em uma grande variedade de cores.

2- Como definir a cor ao pintar a casa

Depois de escolher o tipo de tinta mais adequado para cada área a ser pintada, é hora de definir as cores. Lembre-se que essa escolha deve ser bem pensada, pois as tonalidades estão diretamente ligadas às sensações que você deseja transmitir em cada espaço da sua casa.

Além disso, é importante analisar como as novas cores irão interferir na decoração. O ideal é escolher tons que conversem com os ambientes, ou seja, que estejam em harmonia com o mobiliário e outros objetos. Também é interessante que as cores para pintar a casa reflitam a sua personalidade e toda a ideia que foi pensada para o lar. Se precisar de ajuda, na Politintas você conta com auxílio profissional na escolha da cor (linkar para Espaço Ambiente).

3- Proteja o que não será pintado

É essencial tomar alguns cuidados para não ter dor de cabeça na hora de mudar os ambientes da sua casa. Uma das primeiras medidas antes de começar a reforma de casa é proteger tudo aquilo que não será pintado.

Assim, é necessário retirar móveis, roupas e demais objetos para que não fiquem sujos de tinta ao pintar a casa. Também é importante proteger rodapés, tetos, portas e maçanetas, janelas, corrimões e o piso dos ambientes.

Para isso, você pode utilizar itens como as lonas plásticas, que devem ser fixadas com fita crepe para evitar que saiam do lugar durante a pintura.

4- Fique atento às condições climáticas

 

as-condicoes-climaticas-influenciam-ao-pintar-a-casa

Você sabia que as condições climáticas têm tudo a ver com a pintura da casa? Isso porque os dias chuvosos ou com muita umidade não são indicados para pinturas externas, pois as pancadas de chuva podem retirar parte da tinta ou estragar a pintura, que ainda não secou por completo.

Mas nada impede que você pinte a parte interna do imóvel nesses dias. Nesse caso, o que pode ocorrer é a tinta demorar um pouco mais para secar. Por isso é importante sempre deixar os ambientes ventilados.

Dicas de ouro para ter uma boa pintura da casa

Muitas pessoas têm colocado em prática o “faça você mesmo” e estão mudando a decoração de suas casas por conta própria, inclusive quando o assunto é a pintura das paredes. Se você faz parte desse grupo, pesquise, tire duas dúvidas com nossa equipe de vendas, adquira todas as ferramentas necessárias e busque aprender todo o passo a passo de pintura.

No entanto, se você não leva jeito para pintura, conte com a ajuda de um bom profissional. E se você não conhece um bom pintor, fique tranquilo, pois a gente te ajuda! É só acessar o Politintas Indica, um serviço online inédito no Estado que a Politintas lançou para facilitar a sua busca e te colocar em contato direto com profissionais capacitados do mercado. E o melhor: bem pertinho de você!

Clique AQUI e encontre o pintor ideal para mudar os ambientes da sua casa.

LEIA MAIS

Notícias relacionadas

Garantia Coral
Não gostou da pintura? A Coral troca a sua tinta!

As lojas da Politintas são postos de trocas da campanha Garantia Coral. Vem pra Politintas!

Politintas faz campanha para ajudar Asilo dos Idosos de Vitória

Na 14ª edição da Pincelada do Bem, a cada mil pincéis Atlas vendidos uma cadeira de rodas será doada à instituição.

Um homem jovem avalia parede com marca de infiltração
Infiltração: 5 dicas da Politintas para proteger as paredes da sua casa

A impermeabilização é a melhor maneira de proteger as paredes de infiltrações. Confira as dicas que preparamos!

Politintas é a loja de tintas mais lembrada pelos capixabas

Líder absoluta do Recall de Marcas de A Gazeta, a empresa aparece em primeiro lugar há 18 anos.

Cadastre-se e receba nossas novidades e ofertas!

Premiações recebidas