Tinta para parede e tinta para piso. Qual a diferença?

Utilizar a tinta para piso correta evita problemas de reparo precoce na pintura e garante mais beleza aos ambientes.

Uma boa pintura é sempre a solução mais prática e econômica para renovar o visual da casa. E é muito comum surgirem dúvidas sobre qual o tipo de tinta mais indicado para cada superfície. Muitas pessoas perguntam, por exemplo, se podem pintar as paredes com tinta para piso ou aplicar no piso tinta própria para parede. Tudo isso com o objetivo de reaproveitar material ou economizar.

Segundo o técnico Anoel Macedo Junior, da Sherwin-Williams, esse tipo de economia pode acabar saindo caro. “O certo é tinta para parede na parede e para piso no piso. Não adianta a pessoa querer trocar achando que está economizando, pois ela não terá um bom resultado. Utilizar a tinta correta evita problemas de reparo precoce na pintura e garante mais beleza às superfícies pintadas”, afirmou.

 

Qual a diferença entre tinta para parede e tinta para piso?

Perda da garantia

Junior explica que a primeira consequência para quem aplica uma tinta para piso na parede, é a perda da garantia do produto. “Se der algum problema, como manchas, a pessoa não terá direito à garantia da fábrica”.

Outro contratempo, nesse caso, é que o acabamento não fica adequado. “A tinta para piso tem um acabamento mais rústico. Ao ser aplicado na parede, o resultado não fica bonito”, disse Junior.

Além disso, engana-se quem pensa que o produto indicado para piso garantirá uma durabilidade maior quando aplicado na parede, pois essa superfície precisa de uma tinta que resista às intempéries. E o produto desenvolvido com essa característica é exatamente a tinta para parede.

 

Resistência e durabilidade

O técnico ressalta ainda que a tinta para piso foi desenvolvida para ser mais resistente à abrasão. “As tintas para piso foram feitas exatamente para resistir ao ir e vir de pessoas e veículos. Elas estão preparadas para receber esse tipo de atrito, o que não acontece com as tintas para parede”.

Portanto, pintar piso com tinta para parede só vai causar prejuízo, pois a superfície precisará ser pintada com uma frequência muito maior.

 

Quer dar vida nova a pisos e paredes?

A Sherwin-Williams tem três tipos de produtos para renovar a cor daquele piso desgastado. São as tintas Nova Cor EpóxiNova Cor Piso e Nova Cor Piso Ultra. Elas têm grande durabilidade e resistência à limpeza e umidade.

Já para as paredes, a marca apresenta três linhas de tintas acrílicas: a Standard, a Econômica e a Premium.

Agora que você já sabe que cada tinta tem sua função, escolha a mais adequada para a superfície que deseja pintar e conte com a Politintas para encontrar os produtos que precisa.

Notícias relacionadas

Alabastine SOS Repara Buracos
Como tapar buracos na parede de forma rápida e fácil

O S.O.S. Repara Paredes é o produto ideal para pequenas emergências do dia a dia. Pronto para uso, ele dispensa a necessidade de ferramentas e seca em até 15 minutos.

Reforma sem sujeira nem quebra-quebra

Chega de adiar a tão sonhada reforma! Usando tinta e cor é possível mudar toda a decoração da casa de forma rápida e econômica.

Participe da campanha Pincelada do Bem

Até o dia 31 de dezembro, a cada mil Pincéis Atlas vendidos nas lojas da Politintas, uma cadeira de rodas será doada à Apae de Cariacica.

Dicas para reformar a casa no final de ano
Seis dicas para reformar a casa  

Selecionamos seis dicas valiosas para você reformar a sua casa sem quebra-quebra e gastando pouco!

Studio 20 - Casa Cor ES 2019
Casa Cor ES 2019: conforto e aconchego das paredes ao teto

A maior mostra de decoração do Estado traz em destaque as paredes e até o teto decorados com efeitos especiais da linha Coral Decora.

Coral Decora Efeito Cimento Queimado
Transforme as paredes com a Coral Decora

Na Politintas você encontra a nova Coral Decora, uma linha que apresenta cores mais vivas e três tipos de acabamentos, além de quatro efeitos especiais.

Sherwin-Willians aposta na Cor Naval para 2020
Tendências de cores para 2020

Coral e Sherwin-Williams já elegeram as cores que serão tendências em 2020.

Politintas participa da Casa Cor ES 2019

A Politintas, que participou de todas as edições da Casa Cor ES 2019, é parceira da Tintas Coral no fornecimento de tintas para 24ª edição do evento.

Cadastre-se e receba nossas novidades e ofertas!

Premiações recebidas