Significado das cores

Depois de aprendermos com a arquiteta Fabiane Giestas como usar o círculo cromático, vamos conhecer um pouco sobre as reações básicas que as cores podem provocar nas pessoas. A escolha das cores é influenciada pela personalidade de cada um e interfere diretamente nas mudanças de humor.

Portanto, é preciso ter cuidado ao escolher os tons que vão decorar a sua casa. Uma dica básica é escolher as cores que você realmente gosta.

A cor é um fenômeno subjetivo e individual, ou seja, ela pode causar diversas sensações nas pessoas. Entretanto, podemos definir essas reações de uma forma geral. Veja a lista abaixo e descubra como eleger as cores certas para os diferentes ambientes, personalidades e emoções.

VERMELHO – Remete ao poder, à paixão, transmite energia, estimula o cérebro e o apetite. É perfeita para ambientes onde se quer estimular atividades como o estudo ou exercício. É também muito utilizada em cozinhas, salas de jantar e restaurantes por estimular o apetite. Deve-se ter cuidado ao usá-la em espaços que requerem calma, como quartos e consultórios.

LARANJA – É uma cor quente, associada à euforia, e pode simbolizar amizade. Assim como o vermelho, é um estimulante para o apetite, portanto, uma boa escolha para cozinhas e salas de jantar. Também pode ser utilizada em quartos, desde que em pouca quantidade, em detalhes, e equilibrando com cores neutras.

AMARELO – É uma cor luminosa, alegre, otimista, que estimula o intelecto, a memória, a criatividade e a comunicação. Usada em lugares com pouca luminosidade trará sensação de aconchego e vitalidade. A utilização do amarelo é recomendada em ambientes de estudo ou home office.

VERDE – É uma cor relacionada à tranquilidade, proporciona equilíbrio, serenidade e harmonia. Está associada à natureza e ao meio ambiente. Por propiciar calma, é recomendada para quartos, salas e banheiros. Tenha cuidado com a monotonia dos verdes pálidos, que pode ser evitada com a combinação do azul.

AZUL – É bastante relaxante e calmo, proporciona serenidade e paz. É frequentemente escolhido por pessoas quietas e reservadas. É considerado terapêutico, sendo ideal para hospitais, clínicas, quartos ou qualquer local onde se busca tranquilidade. Além disso, estimula o intelecto, tornando-se uma boa opção para home offices ou locais de estudo. O excesso de azul pode tornar o ambiente frio e formal. Porém, se for um tom vibrante, é possível dar uma conotação mais informal e alegre, como na foto abaixo.

Significado das Cores

VIOLETA – A cor violeta ou roxo está associada à espiritualidade. Remete ao poder e à luxúria. Os tons claros podem ser usados em ambientes que requerem relaxamento e calma, como locais para meditação. Já os tons escuros devem ser usados com moderação para não se tornarem cansativos.

Significado das Cores

ROSA – O rosa está muito associado ao universo feminino, ao amor e ao conforto. As pessoas que se identificam com essa cor geralmente são compreensivas e simpáticas. É muito usada para quartos de meninas, mas os tons de rosa vibrantes, em poucas quantidades e combinados com cores como o grafite, marrom ou azul, também podem decorar os ambientes masculinos. O excesso pode ser exaustivo, por isso, cuidado para não exagerar.

PRETO – É a cor do glamour e da sofisticação. É sempre muito influente no design e pode intimidar. Apresenta-se como uma ótima escolha quando se quer ressaltar outras cores. Pode ser usado em quase todos os ambientes, em maiores ou menores quantidades.

Significado das Cores

BRANCO – Representa pureza e simplicidade. Tem alto poder de reflexão e cria a sensação de amplitude do espaço. É apropriado para ambientes de trabalho que requerem precisão. Um ambiente todo branco é frio e não proporciona aconchego. O ideal é combiná-lo com outras cores, seja nas paredes ou em móveis e objetos.

foto__45

MARROM – É uma cor quente, que traz segurança. Pode ser usada com qualquer outra cor e em qualquer ambiente. Agrega sofisticação e aconchego aos espaços. É muito harmônico quando combinado com rosa, laranja ou turquesa.

CINZA – É vista como uma cor sofisticada e tem sido muito utilizada no design contemporâneo. É bastante associada à produtividade, logo, é muito utilizada em escritórios. Também traz sobriedade ao espaço. A utilização dessa cor isolada pode ser considerada maçante e depressiva. A dica é combiná-la com outras cores. Cai muito bem com amarelo ou vermelho.

Círculo Cromático

Procure analisar o círculo cromático antes de escolher sua combinação de cores. Além disso, é preciso saber qual o objetivo que você pretende alcançar com o seu esquema de cor: alegria, seriedade, luminosidade, tranquilidade, inovação, agressividade etc. O círculo cromático é uma boa ferramenta para combinarmos cores, mas lembre-se de que regras podem ser quebradas.

Saiba um pouco mais sobre combinação de cores usando o círculo cromático, por meio do artigo feito por Fabiane Giestas.

Notícias relacionadas

Vem pra loja de tintas online da Politintas!
Politintas: passo a passo para comprar na loja online

Já pensou acessar uma loja de tintas sem sair de casa? A Politintas pensou! Vamos explicar o passo a passo de como comprar em nosso site.

Tendência Mundo Décor: pintura meia parede
Colorir as paredes: nova tendência do mundo décor

A pintura das paredes é uma das maneiras mais eficazes e surpreendentes de transformar a decoração dos ambientes. Para isso, basta usar cores!

Dicas de escolha de cores das paredes por Chris Campos
7 dicas para te ajudar a escolher as cores das paredes

Se você sempre fica em dúvida sobre qual cor escolher na hora de pintar as paredes, aí vai um guia prático com algumas dicas de especialistas!

Fantasia de Carnaval - Cocar com spray
Faça a sua fantasia de Carnaval usando tinta em spray

É hora de se preparar para festejar o Carnaval com uma alegoria feita por você! Prepare os tamborins e siga o nosso passo a passo!

Workshop Tendências de Cores 2020 Politinas
Politintas apresenta as principais tendências de cores para 2020

Profissionais convidados vão conferir as paletas de cores que são tendência neste ano, segundo estudos das marcas Coral, Sherwin-Williams e Suvinil.

Nova Politintas na Barra do Jucu
Politintas chega à Barra do Jucu

A 17ª loja da rede fica na Rodovia do Sol, em frente à agência do Sicoob, e vai oferecer um mix completo de produtos para quem deseja pintar, construir ou reformar.

Alabastine SOS Repara Buracos
Como tapar buracos na parede de forma rápida e fácil

O S.O.S. Repara Paredes é o produto ideal para pequenas emergências do dia a dia. Pronto para uso, ele dispensa a necessidade de ferramentas e seca em até 15 minutos.

Reforma sem sujeira nem quebra-quebra

Chega de adiar a tão sonhada reforma! Usando tinta e cor é possível mudar toda a decoração da casa de forma rápida e econômica.

Cadastre-se e receba nossas novidades e ofertas!

Premiações recebidas