Você sabe o que fazer com a tinta que sobrou?

É possível criar diversos efeitos decorativos nas paredes aproveitando restos de tintas.

Você tem latas de tinta sobrando em casa e não sabe o que fazer?
Pois é possível criar efeitos decorativos nas paredes aproveitando restos de tintas.

Efeito de pintura reaproveitamento de tinta

Que tal, por exemplo, pintar diversos quadrados coloridos, como nesta foto? Na imagem, tons rosados e avermelhados de frutas deixam o ambiente mais suave combinados com verde, limão e laranja.

Tanto para áreas externas como internas, amplos blocos de cores em harmonia podem ser utilizados para efeitos surpreendentes!

Você também pode usar as tintas que sobraram para pintar molduras de espelhos ou de fotos, móveis que precisam de uma repaginada e muito mais. Outra ideia é compartilhar o material com alguém ou doar a tinta para vizinhos ou amigos, ou talvez um centro comunitário ou escola.

E lembre-se: para evitar sobras de tintas, calcule direitinho quanto vai usar de tinta e compre apenas o necessário. Utilizar menos tinta não só ajudará você a economizar, mas também a proteger o planeta.

 

Como guardar a tinta?

Se quiser guardar a tinta que sobrou, coloque-a em um lugar coberto e sempre na posição vertical. Limpe bem a borda das latas e mantenha-as fechadas em local que não tenha muita umidade ou calor para não acelerar o processo de oxidação, o que ocasiona a perda da validade da tinta.

Para as tintas à base de solventes, a dica é colocar um pouco de aguarrás sobre a sua superfície, o que formará uma espécie de barreira e impedirá o contato direto com o ar.

 

Como descartar a tinta que sobrou?

Se a tinta não foi utilizada imediatamente, se você deixou passar o prazo de validade ou se não guardou corretamente e agora vai jogar fora, fique atento ao descarte. Não se pode jogar tinta pela pia ou canos nem descartá-la como se fosse lixo normal.

Verifique na prefeitura da sua cidade quais são as empresas autorizadas a fazer esse tipo de coleta.

Latas vazias devem ser encaminhadas para um local de reciclagem, como uma cooperativa de catadores de material reciclável ou empresas de sucatas. Também se recomenda furar as latas para evitar reuso e contaminação e esperar que o resto de tinta que fica na embalagem seque, antes de enviar para a reciclagem.

Notícias relacionadas

Tendência Mundo Décor: pintura meia parede
Colorir as paredes: nova tendência do mundo décor

A pintura das paredes é uma das maneiras mais eficazes e surpreendentes de transformar a decoração dos ambientes. Para isso, basta usar cores!

Dicas de escolha de cores das paredes por Chris Campos
7 dicas para te ajudar a escolher as cores das paredes

Se você sempre fica em dúvida sobre qual cor escolher na hora de pintar as paredes, aí vai um guia prático com algumas dicas de especialistas!

Fantasia de Carnaval - Cocar com spray
Faça a sua fantasia de Carnaval usando tinta em spray

É hora de se preparar para festejar o Carnaval com uma alegoria feita por você! Prepare os tamborins e siga o nosso passo a passo!

Workshop Tendências de Cores 2020 Politinas
Politintas apresenta as principais tendências de cores para 2020

Profissionais convidados vão conferir as paletas de cores que são tendência neste ano, segundo estudos das marcas Coral, Sherwin-Williams e Suvinil.

Nova Politintas na Barra do Jucu
Politintas chega à Barra do Jucu

A 17ª loja da rede fica na Rodovia do Sol, em frente à agência do Sicoob, e vai oferecer um mix completo de produtos para quem deseja pintar, construir ou reformar.

Alabastine SOS Repara Buracos
Como tapar buracos na parede de forma rápida e fácil

O S.O.S. Repara Paredes é o produto ideal para pequenas emergências do dia a dia. Pronto para uso, ele dispensa a necessidade de ferramentas e seca em até 15 minutos.

Reforma sem sujeira nem quebra-quebra

Chega de adiar a tão sonhada reforma! Usando tinta e cor é possível mudar toda a decoração da casa de forma rápida e econômica.

Participe da campanha Pincelada do Bem

Até o dia 31 de dezembro, a cada mil Pincéis Atlas vendidos nas lojas da Politintas, uma cadeira de rodas será doada à Apae de Cariacica.

Cadastre-se e receba nossas novidades e ofertas!

Premiações recebidas