Perigos do mofo e infiltração

Mofo e infiltração: essa dupla pode comprometer o imóvel e a saúde dos moradores. Na Politintas, você encontra as soluções para esses problemas.

Se as paredes da sua casa estão sofrendo com mofo e infiltração, saiba que não é apenas a estrutura do imóvel que está em risco, mas a saúde da sua família também. Segundo o médico José Carlos Perini, especialista em alergia e imunologia, os mofos são espécies de fungos que crescem sobre superfícies úmidas. Eles se desprendem no ar e tornam o ambiente contaminado, podendo provocar irritações das vias respiratórias.

“Pessoas com problemas respiratórios, como rinite e sinusite, são mais vulneráveis ao mofo e podem sofrer piora do quadro e ter crises inflamatórias”, alertou Perini.

Infiltração pode afetar estrutura do imóvel

Além de ser muito desagradável visualmente e de fazer mal à saúde, mofo e infiltração podem indicar que há umidade na parede, de acordo com a engenheira e decoradora Zélia Sathler.

mofo e infiltração

“A gente costuma dizer que a água é o maior inimigo do engenheiro. Pois, além do prejuízo estético, há o risco de danos mais sérios. Se a infiltração não for tratada, a parede pode até cair. Além disso, se a água proveniente da infiltração atingir a parte elétrica, pode ocorrer um curto-circuito e até causar a morte de alguém”, afirmou.

A especialista explicou que são muitos os fatores que causam mofo e infiltração, como má execução da obra, uso de material inadequado e falta de impermeabilização.

“No caso de uma casa, se a sua base não estiver impermeabilizada, vai ocorrer umidade por capilaridade, ou seja, a água da chuva vai passar por baldrames (fundação), lajotas e chegar às paredes, danificando a tinta e o reboco”, disse Zélia.

Ela acrescentou que, às vezes, o solo também não foi bem preparado e compactado para receber a construção. “A estrutura de concreto leva um tempo para se acomodar. Ela se movimenta, pois se dilata com o calor e se contrai com o frio. Com esse movimento, podem ocorrer problemas de infiltração”.

As infiltrações também podem começar no teto. Para evitar esse transtorno, é muito importante impermeabilizar a laje antes da construção do telhado. Caso contrário, telhas danificadas, rufos soltos e calhas mal dimensionadas podem causar muita dor de cabeça.

Dicas de produtos para evitar e combater mofo e infiltração

Há duas maneiras de combater a umidade: prevenir que ela apareça usando produtos específicos para impermeabilizar as estruturas e a superfície da parede ainda durante a obra, e logo antes de pintar. A outra maneira é paliativa, ou seja, depois de resolvida a causa da infiltração, consertar os estragos causados por ela, como mofo e bolhas, por exemplo.

Para impermeabilização de paredes, muros, marquises, calhas e lajes expostas, uma boa solução é a Mantacril Fast Ciplak. Tem também o Veda Umidade da Ciplak, um impermeabilizante que mantém a umidade e o mofo longe dosrodapés e das paredes.

E nada melhor que um bom produto antimofo para proteger a superfície antes da pintura contra mofo e infiltração. A dica é o Zero Mofo da Proclean, indicado para aplicação em paredes internas, externas, tetos e sobre pisos que serão pintados. O produto tem ação prolongada, sendo eficaz sobre mofos, algas e fungos, prevenindo e eliminando sua proliferação e conservando a integridade da superfície tratada.

Entre as tintas, podemos citar a linha Proteção Sol & Chuva da Coral, que funciona como um escudo para a sua casa, formando uma película emborrachada flexível em paredes externas e lajes. Essa tecnologia previne e combate infiltrações, fissuras, algas e mofos. Tem ainda a Suvinil Proteção Total e a Metalatex Elastic.

Como combater o problema

Caso a infiltração já tenha se instalado no imóvel, é necessário procurar um especialista no assunto. Você pode consultar as nossas dicas sobre como eliminar os estragos causados pela infiltração e pela umidade, como mofo e bolhas e depois ir a uma de nossas lojas relatar aos consultores de vendas qual o problema que está afetando as paredes da sua casa.

Tinta é na Politintas

Confira onde está a Politintas mais perto de você: Vitória (Jardim Camburi, Jardim da Penha, Leitão da Silva e Goiabeiras); Vila Velha (Aribiri, Centro, Coqueiral de Itaparica); Campo Grande (BR-262 e Av. Campo Grande) e Serra (Jardim Limoeiro, Laranjeiras e Jacaraípe).

Notícias relacionadas

Vem pra loja de tintas online da Politintas!
Politintas: passo a passo para comprar na loja online

Já pensou acessar uma loja de tintas sem sair de casa? A Politintas pensou! Vamos explicar o passo a passo de como comprar em nosso site.

Tendência Mundo Décor: pintura meia parede
Colorir as paredes: nova tendência do mundo décor

A pintura das paredes é uma das maneiras mais eficazes e surpreendentes de transformar a decoração dos ambientes. Para isso, basta usar cores!

Dicas de escolha de cores das paredes por Chris Campos
7 dicas para te ajudar a escolher as cores das paredes

Se você sempre fica em dúvida sobre qual cor escolher na hora de pintar as paredes, aí vai um guia prático com algumas dicas de especialistas!

Fantasia de Carnaval - Cocar com spray
Faça a sua fantasia de Carnaval usando tinta em spray

É hora de se preparar para festejar o Carnaval com uma alegoria feita por você! Prepare os tamborins e siga o nosso passo a passo!

Workshop Tendências de Cores 2020 Politinas
Politintas apresenta as principais tendências de cores para 2020

Profissionais convidados vão conferir as paletas de cores que são tendência neste ano, segundo estudos das marcas Coral, Sherwin-Williams e Suvinil.

Nova Politintas na Barra do Jucu
Politintas chega à Barra do Jucu

A 17ª loja da rede fica na Rodovia do Sol, em frente à agência do Sicoob, e vai oferecer um mix completo de produtos para quem deseja pintar, construir ou reformar.

Alabastine SOS Repara Buracos
Como tapar buracos na parede de forma rápida e fácil

O S.O.S. Repara Paredes é o produto ideal para pequenas emergências do dia a dia. Pronto para uso, ele dispensa a necessidade de ferramentas e seca em até 15 minutos.

Reforma sem sujeira nem quebra-quebra

Chega de adiar a tão sonhada reforma! Usando tinta e cor é possível mudar toda a decoração da casa de forma rápida e econômica.

Cadastre-se e receba nossas novidades e ofertas!

Premiações recebidas