Oito dicas para pintar a fachada da casa

Conversamos com a engenheira e decoradora Zélia Sathler e reunimos oito dicas para você acertar na pintura da fachada.

Está pensando em repaginar a fachada da sua casa, mas não sabe por onde começar?
Conversamos com a engenheira e decoradora Zélia Sathler, e selecionamos oito dicas bem bacanas para você deixar as paredes mais elegantes e bonitas.

 

Dicas para pintar a fachada da casaDica 1 – Ao escolher as cores da fachada é preciso levar em consideração o estilo do imóvel; é fundamental harmonizar a cor escolhida com os demais materiais utilizados na residência, como a cor das esquadrias, do telhado (caso seja aparente) e dos revestimentos em geral, como pedras, cerâmicas e granito. Outra dica importante é observar o entorno do imóvel. Se for um lugar com muito verde, a fachada precisa interagir harmonicamente com essa cor.

Dica 2 – A pessoa deve escolher a cor ou as cores levando em consideração seu gosto pessoal, para que o espaço transmita a personalidade do morador. Afinal, a fachada é a primeira impressão da casa.

Dica 3 – Em uma residência, não existe uma cor indicada para a fachada – ela é livre, conforme o gosto do morador. Entretanto, as mais usadas são as cores neutras e claras, gamas de cinza, bege, azul e verde. Mas não precisa se prender a esses tons, ok?

Dica 4 – Faça testes antes de pintar a fachada. Pinte espaços de 1m x 1m com as cores que você gosta. Assim vai ficar mais fácil de escolher.

Dica 5 – Para que a pintura da fachada fique bonita por mais tempo é preciso levar algumas coisas em consideração. A primeira delas é: a superfície deve ser preparada antes de receber a pintura. Não adianta pintar em cima de parede com mofo, descascando, úmida ou empoeirada, porque a pintura com certeza vai ficar feia novamente dentro de alguns meses.

E tem mais: a manutenção da cor da fachada depende da qualidade da tinta que foi usada e das ações climáticas que teve de suportar, além da poluição e da ação de fungos. Portanto, é importante optar por uma tinta que suporta bem as intempéries, como sol, chuva, vento e maresia.

Dica 6 – Para pintar fachadas é aconselhável o uso de tintas mais resistentes e duradouras. Indico as tintas acrílicas foscas, pelo bom recobrimento, pela durabilidade e pelo excelente custo-benefício. Mas, às vezes, recomendo as tintas emborrachadas ou alguma textura, dependendo da situação. Há, ainda, as tintas que impedem que a sujeira grude na parede e também as que não desbotam.

Dica 7 – Tons muito fortes merecem um cuidado especial quando aplicados nas fachadas, pois podem desbotar. É importante observar também que tintas de cores mais escuras transmitem mais calor para o interior do imóvel.

Dica 8 – Nas fachadas comerciais, muitas empresas utilizam uma das cores da marca para escolher a cor a ser usada na pintura. O ideal é que a cor escolhida reflita a identidade da organização.

 

Tintas mais indicadas para pintar a fachada

 

Na Politintas você encontra as tintas mais indicadas para pintar a Tinta para pintar a fachada da casafachada do seu imóvel, como a Suvinil Sempre Nova, desenvolvida exatamente para áreas externas. Ela

evita que 90% da sujeira grude nas superfícies, garantindo alta durabilidade da cor e fachadas bonitas e limpas por mais tempo, já que a tinta não deixa a sujeira grudar.

Outra excelente opção são as tintas emborrachadas, que têm excelente aderência, resistência à ação da maresia, às intempéries e sua composição antimofo lhe confere ótima durabilidade. Sua película elástica permite acompanhar a dilatação e retração conforme a variação da temperatura.

as tintas superlaváveis facilitam a limpeza porque têm um aditivo especial que permite a retirada das manchas sem alterar a pintura. Elas têm excelente cobertura, baixo odor, alta resistência e durabilidade. No entanto, são mais indicadas para áreas internas.

 

Gostou das dicas?
Então passe em uma de nossas lojas e confira nosso variado mix de produtos. Tudo o que você procura sobre tintas e material para pintura a gente tem.

Serviço
Zélia Sathler é engenheira e decoradora
Contato: 98144-0766 / [email protected]

Notícias relacionadas

Tendência Mundo Décor: pintura meia parede
Colorir as paredes: nova tendência do mundo décor

A pintura das paredes é uma das maneiras mais eficazes e surpreendentes de transformar a decoração dos ambientes. Para isso, basta usar cores!

Dicas de escolha de cores das paredes por Chris Campos
7 dicas para te ajudar a escolher as cores das paredes

Se você sempre fica em dúvida sobre qual cor escolher na hora de pintar as paredes, aí vai um guia prático com algumas dicas de especialistas!

Fantasia de Carnaval - Cocar com spray
Faça a sua fantasia de Carnaval usando tinta em spray

É hora de se preparar para festejar o Carnaval com uma alegoria feita por você! Prepare os tamborins e siga o nosso passo a passo!

Workshop Tendências de Cores 2020 Politinas
Politintas apresenta as principais tendências de cores para 2020

Profissionais convidados vão conferir as paletas de cores que são tendência neste ano, segundo estudos das marcas Coral, Sherwin-Williams e Suvinil.

Nova Politintas na Barra do Jucu
Politintas chega à Barra do Jucu

A 17ª loja da rede fica na Rodovia do Sol, em frente à agência do Sicoob, e vai oferecer um mix completo de produtos para quem deseja pintar, construir ou reformar.

Alabastine SOS Repara Buracos
Como tapar buracos na parede de forma rápida e fácil

O S.O.S. Repara Paredes é o produto ideal para pequenas emergências do dia a dia. Pronto para uso, ele dispensa a necessidade de ferramentas e seca em até 15 minutos.

Reforma sem sujeira nem quebra-quebra

Chega de adiar a tão sonhada reforma! Usando tinta e cor é possível mudar toda a decoração da casa de forma rápida e econômica.

Participe da campanha Pincelada do Bem

Até o dia 31 de dezembro, a cada mil Pincéis Atlas vendidos nas lojas da Politintas, uma cadeira de rodas será doada à Apae de Cariacica.

Cadastre-se e receba nossas novidades e ofertas!

Premiações recebidas