Feng Shui e as cores

O Feng Shui é uma técnica de harmonização dos espaços, baseada nos conceitos milenares da filosofia chinesa. Segundo essa ciência, as cores influenciam nossas emoções e comportamentos, gerando sensações e induzindo comportamentos.

Cada elemento da natureza alimenta energeticamente o outro: a madeira alimenta o fogo; o fogo se transforma nas cinzas que ficam na terra; a terra, por sua vez, protege o metal encontrado na forma de minério; o metal cria a água, que vem da profundeza do solo; e a água alimenta a madeira (árvore) e a faz crescer.

Por meio das técnicas do Feng Shui, é possível identificar o padrão do fluxo da energia vital-Chi dos ambientes e diagnosticar os pontos de energia estagnada, bem como propor técnicas de harmonização utilizando as cores, materiais e formas, promovendo, assim, a liberação do fluxo energético do ambiente.

O Feng Shui é uma técnica de harmonização dos espaços, baseada nos conceitos milenares da filosofia chinesa. Foi desenvolvida por meio de observações dos fenômenos da natureza e a partir da análise dos cinco elementos que compõem o ciclo de criação do mundo: madeira, fogo, terra, metal e água.

As cores, com seu espectro e qualidades conceituais e culturais, influenciam nossas emoções e comportamentos ao serem captadas pelos cones e bastonetes da retina ocular e decodificadas no sistema neuronal do cérebro, o que desencadeia respostas nos circuitos de emoção em nosso sistema límbico, gerando sensações e induzindo comportamentos.

O vermelho, que lembra a vida e a energia do sangue, e o amarelo, que remete à energia e vibração do sol, são cores quentes que representam o elemento fogo no Feng Shui.

Os verdes e azuis, cores abundantes da natureza, são consideradas cores frias, portanto, de comprimento de onda maior, que excitam menos nossos receptores neuronais, e, dessa forma, acalmam e tranquilizam o ambiente.

Para o Feng Shui, o azul representa o elemento água, que alimenta o elemento madeira, representado pelo verde. A estabilidade do elemento terra é revelada nos tons alaranjados terrosos. A união de todas essas cores harmoniza o ciclo de criação dos cinco elementos.

Um estudo apurado das cores sob a ótica do Feng Shui oferece recursos inimagináveis aplicáveis em nossa vida cotidiana, melhorando sensivelmente a qualidade dos espaços construídos em que vivemos, e, consequentemente, nossa qualidade de vida.

Notícias relacionadas

Tendência Mundo Décor: pintura meia parede
Colorir as paredes: nova tendência do mundo décor

A pintura das paredes é uma das maneiras mais eficazes e surpreendentes de transformar a decoração dos ambientes. Para isso, basta usar cores!

Dicas de escolha de cores das paredes por Chris Campos
7 dicas para te ajudar a escolher as cores das paredes

Se você sempre fica em dúvida sobre qual cor escolher na hora de pintar as paredes, aí vai um guia prático com algumas dicas de especialistas!

Fantasia de Carnaval - Cocar com spray
Faça a sua fantasia de Carnaval usando tinta em spray

É hora de se preparar para festejar o Carnaval com uma alegoria feita por você! Prepare os tamborins e siga o nosso passo a passo!

Workshop Tendências de Cores 2020 Politinas
Politintas apresenta as principais tendências de cores para 2020

Profissionais convidados vão conferir as paletas de cores que são tendência neste ano, segundo estudos das marcas Coral, Sherwin-Williams e Suvinil.

Nova Politintas na Barra do Jucu
Politintas chega à Barra do Jucu

A 17ª loja da rede fica na Rodovia do Sol, em frente à agência do Sicoob, e vai oferecer um mix completo de produtos para quem deseja pintar, construir ou reformar.

Alabastine SOS Repara Buracos
Como tapar buracos na parede de forma rápida e fácil

O S.O.S. Repara Paredes é o produto ideal para pequenas emergências do dia a dia. Pronto para uso, ele dispensa a necessidade de ferramentas e seca em até 15 minutos.

Reforma sem sujeira nem quebra-quebra

Chega de adiar a tão sonhada reforma! Usando tinta e cor é possível mudar toda a decoração da casa de forma rápida e econômica.

Participe da campanha Pincelada do Bem

Até o dia 31 de dezembro, a cada mil Pincéis Atlas vendidos nas lojas da Politintas, uma cadeira de rodas será doada à Apae de Cariacica.

Cadastre-se e receba nossas novidades e ofertas!

Premiações recebidas