Feng Shui e as cores

O Feng Shui é uma técnica de harmonização dos espaços, baseada nos conceitos milenares da filosofia chinesa. Segundo essa ciência, as cores influenciam nossas emoções e comportamentos, gerando sensações e induzindo comportamentos.

Cada elemento da natureza alimenta energeticamente o outro: a madeira alimenta o fogo; o fogo se transforma nas cinzas que ficam na terra; a terra, por sua vez, protege o metal encontrado na forma de minério; o metal cria a água, que vem da profundeza do solo; e a água alimenta a madeira (árvore) e a faz crescer.

Por meio das técnicas do Feng Shui, é possível identificar o padrão do fluxo da energia vital-Chi dos ambientes e diagnosticar os pontos de energia estagnada, bem como propor técnicas de harmonização utilizando as cores, materiais e formas, promovendo, assim, a liberação do fluxo energético do ambiente.

O Feng Shui é uma técnica de harmonização dos espaços, baseada nos conceitos milenares da filosofia chinesa. Foi desenvolvida por meio de observações dos fenômenos da natureza e a partir da análise dos cinco elementos que compõem o ciclo de criação do mundo: madeira, fogo, terra, metal e água.

As cores, com seu espectro e qualidades conceituais e culturais, influenciam nossas emoções e comportamentos ao serem captadas pelos cones e bastonetes da retina ocular e decodificadas no sistema neuronal do cérebro, o que desencadeia respostas nos circuitos de emoção em nosso sistema límbico, gerando sensações e induzindo comportamentos.

O vermelho, que lembra a vida e a energia do sangue, e o amarelo, que remete à energia e vibração do sol, são cores quentes que representam o elemento fogo no Feng Shui.

Os verdes e azuis, cores abundantes da natureza, são consideradas cores frias, portanto, de comprimento de onda maior, que excitam menos nossos receptores neuronais, e, dessa forma, acalmam e tranquilizam o ambiente.

Para o Feng Shui, o azul representa o elemento água, que alimenta o elemento madeira, representado pelo verde. A estabilidade do elemento terra é revelada nos tons alaranjados terrosos. A união de todas essas cores harmoniza o ciclo de criação dos cinco elementos.

Um estudo apurado das cores sob a ótica do Feng Shui oferece recursos inimagináveis aplicáveis em nossa vida cotidiana, melhorando sensivelmente a qualidade dos espaços construídos em que vivemos, e, consequentemente, nossa qualidade de vida.

Notícias relacionadas

Moradora de Vila Velha ganha iPhone 11

Jéssica de Oliveira fez as suas compras na loja do Centro de Vila Velha e foi sorteada na promoção realizada em parceria com a Sherwin-Williams.

Politintas recebe prêmio de responsabilidade ambiental

A premiação, concedida pela Fetransportes, homenageia as organizações engajadas na causa ecológica da qualidade do ar.

Tem mais iPhone 11 vindo por aí!

Vocês pediram e a Politintas atendeu: tem mais sorteio de iPhone vindo por aí! E o primeiro ganhador dessa segunda rodada foi Celso Antônio de Castro.

Precisa de um bom pintor? A Politintas indica!

O Politintas Indica conecta você com profissionais qualificados do mercado, de acordo com o serviço desejado e a sua região.

Cadastre-se e receba nossas novidades e ofertas!

Premiações recebidas