Através do Televendas, você compra tudo o que precisa para pintar ou reformar. Compre tinta sem sair de casa!

Cores das lojas influenciam no sucesso das vendas

Com a utilização correta das cores, é possível favorecer a comercialização de produtos, fidelizar clientes e melhorar o ambiente de trabalho.

Além da disposição dos produtos, das promoções e do carisma do vendedor, outro fator é fundamental para garantir o sucesso das vendas de uma empresa: as cores.

Isso mesmo! Já há algum tempo são desenvolvidos estudos sobre a influência das cores nas pessoas. Profissionais de áreas como design, moda e decoração estão cada vez mais atentos para o fato de que a combinação harmoniosa de tons em um determinado produto ou ambiente comercial pode impulsionar as vendas.

A partir disso, empresas têm estudado as reações psicológicas provocadas pelas cores e seu poder de influência no consumidor. Segundo especialistas, com a utilização correta das cores, é possível favorecer a comercialização de diversos produtos, fidelizar clientes e melhorar o ambiente de trabalho, inclusive, motivando os funcionários.

Cores nas lojas influenciam aumento de vendas

Conexão entre produto e consumidor 

As cores podem ser usadas como um chamariz que impulsiona para a compra, atraindo o olhar do cliente, instigando emoções e criando uma conexão entre o produto e o consumidor.

“As cores sempre provocam alguma sensação. É importante que o comerciante pense no tipo de emoção que deseja estimular nas pessoas antes de escolher a cor do seu estabelecimento. Nas vitrines, é comum vermos cores mais vivas e alegres, para atrair o olhar do cliente”, explica a naturóloga Paula Cristina Ischkanian, que é doutora em Ciência (USP) com ênfase em Saúde Pública e professora universitária.

“Uma dica, no caso da vitrine, é aplicar as cores mais vibrantes nas laterais, pois são as áreas que aparecem primeiro no campo de visão da pessoa, já que o corpo dela está de lado quando passa em frente à loja”, acrescenta a especialista.

 

Cores em consonância

De acordo com a engenheira e decoradora Zélia Sathler, uma fachada vibrante, associada à logomarca de uma empresa, por exemplo, prende muito mais a atenção do consumidor e fortalece a identificação visual do estabelecimento.

“As cores mais fortes são mais impactantes. As cores da fachada e da logomarca têm de estar em consonância. Mas não há problema em associar uma tonalidade mais forte a uma mais sóbria. O importante é utilizar o recurso da cor”, diz.

 

Proporções dos ambientes

As cores também podem ser usadas para criar a sensação de que os espaços são maiores ou menores, altos ou baixos. Isso é possível porque elas alteram o modo como percebemos as dimensões dos espaços.

 

Doze dicas sobre cores para vender mais

Agora que você já sabe qual a importância das cores para movimentar as vendas no seu comércio, confira as nossas 12 dicas para pintar o ponto de venda.

Notícias relacionadas

Garantia Coral
Não gostou da pintura? A Coral troca a sua tinta!

As lojas da Politintas são postos de trocas da campanha Garantia Coral. Vem pra Politintas!

Politintas faz campanha para ajudar Asilo dos Idosos de Vitória

Na 14ª edição da Pincelada do Bem, a cada mil pincéis Atlas vendidos uma cadeira de rodas será doada à instituição.

Um homem jovem avalia parede com marca de infiltração
Infiltração: 5 dicas da Politintas para proteger as paredes da sua casa

A impermeabilização é a melhor maneira de proteger as paredes de infiltrações. Confira as dicas que preparamos!

Politintas é a loja de tintas mais lembrada pelos capixabas

Líder absoluta do Recall de Marcas de A Gazeta, a empresa aparece em primeiro lugar há 18 anos.

Cadastre-se e receba nossas novidades e ofertas!

Premiações recebidas