Como fazer efeito degradê na parede

Quer repaginar a decoração da sua casa? Uma boa pedida é o efeito degradê. A técnica, que consiste em mesclar duas ou três cores em um mesmo plano, deixa a parede superbonita.

O degradê já esteve em alta na moda, virou tendência em esmaltes e agora está dando o que falar na decoração. A técnica, que consiste em mesclar duas ou três cores em um mesmo plano, valoriza a decoração da casa, que pode ganhar um ar mais romântico ou descolado, dependendo da tonalidade e da intensidade do degradê.

Os ambientes comerciais e corporativos também podem abusar dessa novidade para criar espaços diferenciados. Um bom exemplo é o escritório da Politintas, que teve algumas paredes da área administrativa pintadas em degradê nos tons de amarelo e branco.

Segundo o pintor Rone Tavares, além de deixar a parede mais bonita, a mistura de tintas pode proporcionar amplitude ao ambiente e também melhorar a iluminação.

Degradê em tons branco e amarelo feito no escritório da Politintas
Degradê em tons branco e amarelo feito no escritório da Politintas

“A pessoa pode escolher duas cores similares para dar um efeito mais suave e sutil, ou usar tonalidades opostas, se quiser um resultado mais marcante”, afirma Rone.

Ele ressalta que, antes de aplicar o efeito degradê, é importante preparar a parede. “Recomendo a aplicação de uma base na tonalidade Branco Neve com acabamento brilhante, que demora mais a secar, permitindo que o pintor tenha mais tempo para trabalhar com a tinta. Um outro produto vai exigir uma aplicação mais rápida”.

Nas sete lojas da Politintas, você encontra todo o material necessário para aplicar a pintura degradê na sua parede. Confira a lista de produtos abaixo e mãos à obra!

Você vai precisar de:

  • Fita crepe
  • Lápis
  • Bandeja de tinta
  • Rolo de lã com haste
  • 2 pincéis
  • 2 cores de tinta (podem ser da mesma paleta ou não)
  • 2 panos de algodão brancos (outra opção é usar duas esponjas grandes ou camurça)
  • Um balde com água

Passo a passo da pintura em degradê:

  1. O ponto de partida é aplicar uma fita crepe em toda da extensão da parede para que a pintura fique retinha e não manche a parede ao lado;
  2. Com a ajuda de um lápis, faça um risco de leve na parede para marcar o ponto em que as cores vão se encontrar. O risco não precisa ser uma linha reta, pois ele será usado apenas como uma referência;
  3. Comece a pintar pelos cantos com a ajuda de um pincel. Será usada uma tonalidade de cor na parte superior e outra na parte inferior;
  4. E aí vai o segredo: para que as cores se misturem, resultando no efeito degradê, as tintas precisam estar frescas. Por isso, a pintura da parte superior e inferior deve ser feita simultaneamente com a utilização de um rolo; portanto, você vai precisar da ajuda de uma segunda pessoa nessa fase da pintura. Aplique duas demãos de cada cor. Lembre-se de deixar um espaço de cerca de 10 centímetros entre uma cor e outra;
  5. Agora é hora de dar o efeito degradê à pintura: com a ajuda de uma esponja ou pano umedecido, dê batidinhas de leve nas cores frescas e vá preenchendo o espaço que ficou em branco. Misture as duas tonalidades, criando um efeito esfumaçado. Feito isso, a pintura está pronta! É só esperar a secagem da tinta e aproveitar a nova decoração do ambiente.

Conte com um profissional

Se você preferir contratar um profissional para fazer a pintura degradê na sua casa, a nossa dica é o pintor Rone Tavares. Os contatos dele são: [email protected] e (27) 98145-2072.

Notícias relacionadas

Vem pra loja de tintas online da Politintas!
Politintas: passo a passo para comprar na loja online

Já pensou acessar uma loja de tintas sem sair de casa? A Politintas pensou! Vamos explicar o passo a passo de como comprar em nosso site.

Tendência Mundo Décor: pintura meia parede
Colorir as paredes: nova tendência do mundo décor

A pintura das paredes é uma das maneiras mais eficazes e surpreendentes de transformar a decoração dos ambientes. Para isso, basta usar cores!

Dicas de escolha de cores das paredes por Chris Campos
7 dicas para te ajudar a escolher as cores das paredes

Se você sempre fica em dúvida sobre qual cor escolher na hora de pintar as paredes, aí vai um guia prático com algumas dicas de especialistas!

Fantasia de Carnaval - Cocar com spray
Faça a sua fantasia de Carnaval usando tinta em spray

É hora de se preparar para festejar o Carnaval com uma alegoria feita por você! Prepare os tamborins e siga o nosso passo a passo!

Workshop Tendências de Cores 2020 Politinas
Politintas apresenta as principais tendências de cores para 2020

Profissionais convidados vão conferir as paletas de cores que são tendência neste ano, segundo estudos das marcas Coral, Sherwin-Williams e Suvinil.

Nova Politintas na Barra do Jucu
Politintas chega à Barra do Jucu

A 17ª loja da rede fica na Rodovia do Sol, em frente à agência do Sicoob, e vai oferecer um mix completo de produtos para quem deseja pintar, construir ou reformar.

Alabastine SOS Repara Buracos
Como tapar buracos na parede de forma rápida e fácil

O S.O.S. Repara Paredes é o produto ideal para pequenas emergências do dia a dia. Pronto para uso, ele dispensa a necessidade de ferramentas e seca em até 15 minutos.

Reforma sem sujeira nem quebra-quebra

Chega de adiar a tão sonhada reforma! Usando tinta e cor é possível mudar toda a decoração da casa de forma rápida e econômica.

Cadastre-se e receba nossas novidades e ofertas!

Premiações recebidas