Como combinar as cores para decorar a casa?

Quer renovar as paredes da sua casa? Então confira as dicas da arquiteta Fabiane Giestas sobre como usar o círculo cromático na hora de combinar as cores para decorar o seu lar.

A cor é uma poderosa ferramenta visual, fundamental no desenvolvimento de um projeto de interiores, e merece atenção especial, pois interfere nos sentidos, nas emoções e no intelecto. Por meio da combinação de diferentes cores descobrimos efeitos surpreendentes. Vamos agora entender como o círculo cromático funciona.

CORES PRIMÁRIAS

Vermelho, azul e amarelo são as cores primárias. A partir da combinação dessas cores, formam-se todas as outras.

CORES PRIMÁRIAS

CORES SECUNDÁRIAS

A mistura de duas cores primárias forma as cores secundárias. São elas:

CORES SECUNDÁRIAS

CORES TERCIÁRIAS

As cores terciárias são compostas por uma cor primária e uma secundária, como é mostrado no esquema abaixo.

CORES TERCIÁRIAS

A partir do esquema acima, temos o círculo cromático básico. As cores estão em estado máximo de saturação ou intensidade. Não há adição de preto nem branco. Se adicionarmos preto ou branco, consequentemente, teremos mais tons, como representado no círculo cromático abaixo. Os anéis internos representam a adição de branco em escala gradual. Da mesma forma, foi adicionado preto aos anéis externos.

CORES TERCIÁRIAS

RELAÇÃO ENTRE AS CORES E TEMPERATURA

Podemos caracterizar as cores quanto à temperatura. As cores quentes transmitem calor, alegria e luz, como o amarelo, o laranja e o vermelho. As cores frias são menos vibrantes, melancólicas e calmas, como o azul, o verde e o roxo.

RELAÇÃO ENTRE AS CORES E TEMPERATURA

CORES COMPLEMENTARES

As cores diretamente opostas no círculo cromático são chamadas complementares. São as cores que mais contrastam entre si. Assim, se queremos realçar o amarelo, devemos colocar junto dele o roxo.

CORES COMPLEMENTARES

CORES MONOCROMÁTICAS

Usar o esquema de cores monocromático significa escolher uma cor apenas usando tons diferentes. Esse esquema é bem fácil de ser usado e não tem erro! Abuse de objetos e acessórios em vários tons, inclusive texturas diferentes.

CORES MONOCROMÁTICAS

CORES ANÁLOGAS

As cores adjacentes no círculo cromático são denominadas análogas. Elas se encontram lado a lado, apresentam uma mesma cor em sua composição e por isso são pouco contrastantes. Transmitem sensação de uniformidade e são consideradas elegantes. Uma dica é combiná-las com uma cor complementar.

CORES ANÁLOGAS

CORES ACROMÁTICAS OU NEUTRAS

As cores neutras são compostas por branco, preto, cinza, bege e todas as suas diferentes tonalidades. São cores extremamente versáteis, que combinam com praticamente todas as outras cores do círculo, e comumente usadas na decoração por serem fáceis de empregá-las.

CORES ACROMÁTICAS OU NEUTRAS

CORES ACROMÁTICAS OU NEUTRAS

Agora que você já sabe como combinar as diferentes tonalidades, confira qual o Significado das cores.

Notícias relacionadas

entrega-cadeiras de rodas-Apae
Politintas doa 4 cadeiras de rodas à Apae da Serra

A doação de cadeiras de rodas é o resultado da campanha solidária Pincelada do Bem, realizada com a participação dos clientes

saiba-o-que-fazer-com-as-sobras-de-tinta
Sobras de tinta: saiba o que fazer com elas após a pintura

Você pode doar latas de tinta que sobraram ou usar a criatividade para fazer lindos efeitos decorativos nas paredes!

workshop-tendencias-de-cores-2021-politintas
Politintas promove evento para divulgar tendências de cores 2021

O workshop online “Tendências de Cores 2021” promovido pela Politintas reunirá um time de feras das marcas Coral, Suvinil e Sherwin-Williams

quatro-dicas-infaliveis-para-pintar-a-casa
4 dicas indispensáveis para a hora de pintar a casa

Usando tinta e cor é possível mudar a decoração de todos os ambientes ao pintar a casa. Confira 4 dicas que vão te ajudar na hora da pintura.

Cadastre-se e receba nossas novidades e ofertas!

Premiações recebidas