Colorir as paredes: nova tendência do mundo décor

A pintura das paredes é uma das maneiras mais eficazes e surpreendentes de transformar a decoração dos ambientes. Para isso, basta usar cores!

Em todo o mundo, as tintas e as cores estão sendo consideradas as apostas do momento quando o assunto é decoração de interiores. As pessoas estão passando cada vez mais tempo dentro de suas casas, seja por lazer ou a trabalho. E elas querem criar seus refúgios, seus cantinhos sagrados para curtir a vida com a família e os amigos.

Nesse contexto, as tintas e as cores ganharam status de artigo de decoração, sendo protagonistas na ambientação dos espaços, já que permitem recriar sensações e aguçar sentidos, fazendo uma verdadeira transformação nos espaços. E tudo isso com um excelente custo benefício.

“Trocar a cor da parede requer um investimento baixo, além de ser rápido. Isso sem contar que hoje as tintas têm baixo odor, pouco respingamento, além de secagem rápida. Trata-se da forma mais eficiente e ágil de mudar a decoração”, comenta Vinicius Ventorim, diretor-executivo da rede de lojas Politintas.

Também é o que pensa a designer de interiores e a especialista em cores do estúdio Cores Lovers, Felicitas Piñeiro. “A todo momento somos impactados por estímulos coloridos e, na maioria das vezes, de forma involuntária. Mas quando falamos de nossas casas, temos a chance de escolher aquelas cores que nos trarão felicidade e bem-estar. E essa é uma oportunidade que não podemos desperdiçar, pois esse é o lugar onde lidamos com nossos sonhos e desejos”, explica.

 

Tendências para colorir as paredes

E para te ajudar a colocar nas suas paredes as tendências que estão colorindo o mundo todo, Felicitas Piñeiro selecionou algumas dicas. Confira as sugestões que ela nos deu e veja qual delas combina mais com você e com a sua casa. É hora de perder o medo das cores e ser ainda mais feliz com as sensações que elas podem proporcionar ao seu lar.

1. Meia parede

Tendência Mundo Décor: pintura meia parede

Foto: Adriano Escanhuela
Consiste em pintar uma mesma parede com duas cores diferentes. Podemos dividir a altura da parede por dois e pintar cada parte de uma cor ou usar a regra dos terços (1/3 com uma cor, 2/3 com outra cor). Se o pé direito for baixo, é conveniente usar a cor mais clara na parte de cima. Mas se o pé direito for generoso, você pode usar cores mais escuras na parte superior.

2. Teto pintado

Outra tendência forte é a de pintar os tetos. Se você optou por usar duas cores nas paredes, pode ainda continuar a cor da banda superior no teto. Aqui vale lembrar que, sempre que quisermos aumentar a sensação de pé direito, o teto deve ser mais claro do que as paredes. Mas se o pé direito for generoso, você pode deixar o teto mais escuro do que as paredes.

3. Portas e rodapés coloridos

Tendência Mundo Décor: Porta e rodapé pintados
Foto: iStock
Pintar portas e rodapés com cores diferentes do branco também está na moda. É uma ótima sugestão para quem ainda não se anima a colorir grandes áreas de paredes. A dica é manter molduras e rodapés sempre na mesma cor das portas.

4. Decoração monocromática

Tendência Mundo Décor: pintura monocromática
Foto: iStock
Criar ambientes monocromáticos é outra tendência marcante. Para fazer esse efeito, você deverá usar outros recursos além de tinta, como estofados ou marcenaria colorida. Tente colorir as paredes com diferentes tonalidades da mesma cor, para proporcionar contrastes no espaço.

 

Confira quais são as tendências de cores na decoração

Segundo o diretor-executivo da rede de lojas Politintas, Vinicius Ventorim, anualmente as principais indústrias de tinta do mundo realizam estudos para identificar as cores apontadas como tendência no próximo ano. “Para 2020, foram eleitas três cores principais: Azul Naval, Praça do Inverno e Mantra”.

Azul Naval (Sherwin-Wiliams)

Sherwin-Willians aposta na Cor Naval para 2020
Trata-se de uma tonalidade de azul-marinho, porém em uma versão suavizada e serena. Fica muito bem tanto como elemento de destaque do ambiente ou como um tom secundário para outras composições.

Praça no Inverno (Coral)

Praça de Inverno é a aposta da Coral para 2020
Com um tom de verde acinzentado, transmite calma e seu efeito muda conforme as cores ao seu redor, o que resulta em uma opção bastante versátil para as casas, com diversas opções de combinações e fácil de usar em todos os ambientes.

Mantra (Suvinil)

Mantra é a cor do ano 2020 da Suvinil
Um verde azulado meditativo e regenerador que se dilui em outros dois subtons: Horizonte e Contemplação, permitindo escolher a mesma cor em tons mais claros, de acordo com a sua preferência.

 

Vem pra Politintas!

Quer saber mais sobre como colorir as paredes da sua casa? Então vem pra Politintas! São várias unidades distribuídas nos principais municípios da Grande Vitória. Em Vila Velha, as lojas estão localizadas nos bairros Aribiri, Centro, Coqueiral de Itaparica e Cobilândia. Em Vitória, a Politintas está presente em Goiabeiras, Santa Lúcia, Jardim Camburi e Jardim da Penha. Os moradores da Serra contam com lojas nos bairros Novo Horizonte, Jardim Limoeiro, Laranjeiras, Jacaraípe e Serra Sede. E quem mora em Cariacica encontra duas unidades em Campo Grande e uma em Itacibá.

 

Compre também on-line ou pelo Televendas

Você também pode fazer as suas compras sem precisar sair de casa. Basta acessar o e-commerce da Politintas ou ligar para o Televendas. Viu só como é muito mais fácil pintar com a Politintas? Vem pra cá!

Notícias relacionadas

Vem pra loja de tintas online da Politintas!
Politintas: passo a passo para comprar na loja online

Já pensou acessar uma loja de tintas sem sair de casa? A Politintas pensou! Vamos explicar o passo a passo de como comprar em nosso site.

Dicas de escolha de cores das paredes por Chris Campos
7 dicas para te ajudar a escolher as cores das paredes

Se você sempre fica em dúvida sobre qual cor escolher na hora de pintar as paredes, aí vai um guia prático com algumas dicas de especialistas!

Fantasia de Carnaval - Cocar com spray
Faça a sua fantasia de Carnaval usando tinta em spray

É hora de se preparar para festejar o Carnaval com uma alegoria feita por você! Prepare os tamborins e siga o nosso passo a passo!

Workshop Tendências de Cores 2020 Politinas
Politintas apresenta as principais tendências de cores para 2020

Profissionais convidados vão conferir as paletas de cores que são tendência neste ano, segundo estudos das marcas Coral, Sherwin-Williams e Suvinil.

Nova Politintas na Barra do Jucu
Politintas chega à Barra do Jucu

A 17ª loja da rede fica na Rodovia do Sol, em frente à agência do Sicoob, e vai oferecer um mix completo de produtos para quem deseja pintar, construir ou reformar.

Alabastine SOS Repara Buracos
Como tapar buracos na parede de forma rápida e fácil

O S.O.S. Repara Paredes é o produto ideal para pequenas emergências do dia a dia. Pronto para uso, ele dispensa a necessidade de ferramentas e seca em até 15 minutos.

Reforma sem sujeira nem quebra-quebra

Chega de adiar a tão sonhada reforma! Usando tinta e cor é possível mudar toda a decoração da casa de forma rápida e econômica.

Participe da campanha Pincelada do Bem

Até o dia 31 de dezembro, a cada mil Pincéis Atlas vendidos nas lojas da Politintas, uma cadeira de rodas será doada à Apae de Cariacica.

Cadastre-se e receba nossas novidades e ofertas!

Premiações recebidas