Como usar a cor para mudar as proporções dos ambientes

As cores podem ser usadas para criar a sensação de que os espaços são maiores ou menores, altos ou baixos. Isso é possível porque elas alteram o modo como percebemos as dimensões dos espaços.

Além de proteger as paredes e deixar os ambientes mais bonitos, as cores também podem causar a sensação de que os espaços são maiores, ou menores, mais altos ou mais baixos. Isso é possível porque elas têm o poder de alterar o modo como percebemos as dimensões e as proporções dos espaços.

Uma simples pintura pode, por exemplo, transmitir a sensação de alongar ou rebaixar o teto, alargar ou diminuir um corredor, mudar o tamanho de uma parede, entre outros.

Para criar a sensação de que um espaço tem o pé direito mais alto do que realmente tem, a dica é pintar o teto de branco, deixando as paredes em um tom mais escuro. Da mesma forma, é possível “rebaixar” um teto muito alto com um tom mais escuro do que o das paredes.

Já para alargar um corredor a dica é pintar as paredes menores e o teto com uma cor mais escura que a das paredes maiores. Isso também dará a sensação de que o corredor é mais curto. E se a ideia é alongar um ambiente quadrado, a solução é aplicar uma cor mais escura em duas paredes, uma de frente para a outra.

A cor também pode ser usada para destacar ou esconder objetos. Se a intenção é dar ênfase a alguma peça de decoração ou obra de arte, basta aplicar uma cor intensa ou contrastante na parede de fundo onde ela está localizada. Mas se a proposta é esconder ou não dar destaque para algum objeto, é só pintar a parede com a mesma cor dele.

Conheça o Espaço Ambiente

Se você gostou dessas dicas e precisa tirar alguma dúvida sobre cores e os seus efeitos na decoração, conte com a ajuda de quem entende do assunto: no Espaço Ambiente da Politintas você recebe o auxílio de um estudante da área de decoração para te prestar uma consultoria sobre o assunto.

Gostou da ideia? Então agende agora mesmo um horário e faça-nos uma visita! Confira, abaixo, a lista de lojas que contam com o Espaço Ambiente. Só lembrando: o atendimento é gratuito para os clientes da Politintas.

Loja de Campo Grande, em Cariacica – Contato: (27) 3246-3201. Segunda a sexta, das 12h30 às 17h30; e sábados, das 8 às 12 horas
Loja de Jardim Limoeiro, na Serra – Contato: (27) 3228-3499. Segunda a sexta, das 12h30 às 17h30; e sábados, das 8 às 12 horas
Loja de Santa Lúcia, em Vitória – Contato: (27) 3325-4541. Segunda a sexta, das 13 às 18 horas; e sábados, das 8 às 12 horas
Loja do Centro de Vila Velha – Contato: (27) 3289-1200. Segunda a sexta, das 13 às 18 horas; e sábados, das 9 às 13 horas

Notícias relacionadas

entrega-cadeiras de rodas-Apae
Politintas doa 4 cadeiras de rodas à Apae da Serra

A doação de cadeiras de rodas é o resultado da campanha solidária Pincelada do Bem, realizada com a participação dos clientes

saiba-o-que-fazer-com-as-sobras-de-tinta
Sobras de tinta: saiba o que fazer com elas após a pintura

Você pode doar latas de tinta que sobraram ou usar a criatividade para fazer lindos efeitos decorativos nas paredes!

workshop-tendencias-de-cores-2021-politintas
Politintas promove evento para divulgar tendências de cores 2021

O workshop online “Tendências de Cores 2021” promovido pela Politintas reunirá um time de feras das marcas Coral, Suvinil e Sherwin-Williams

quatro-dicas-infaliveis-para-pintar-a-casa
4 dicas indispensáveis para a hora de pintar a casa

Usando tinta e cor é possível mudar a decoração de todos os ambientes ao pintar a casa. Confira 4 dicas que vão te ajudar na hora da pintura.

Cadastre-se e receba nossas novidades e ofertas!

Premiações recebidas