Como usar a cor para mudar as proporções dos ambientes

As cores podem ser usadas para criar a sensação de que os espaços são maiores ou menores, altos ou baixos. Isso é possível porque elas alteram o modo como percebemos as dimensões dos espaços.

Além de proteger as paredes e deixar os ambientes mais bonitos, as cores também podem causar a sensação de que os espaços são maiores, ou menores, mais altos ou mais baixos. Isso é possível porque elas têm o poder de alterar o modo como percebemos as dimensões e as proporções dos espaços.

Uma simples pintura pode, por exemplo, transmitir a sensação de alongar ou rebaixar o teto, alargar ou diminuir um corredor, mudar o tamanho de uma parede, entre outros.

Para criar a sensação de que um espaço tem o pé direito mais alto do que realmente tem, a dica é pintar o teto de branco, deixando as paredes em um tom mais escuro. Da mesma forma, é possível “rebaixar” um teto muito alto com um tom mais escuro do que o das paredes.

Já para alargar um corredor a dica é pintar as paredes menores e o teto com uma cor mais escura que a das paredes maiores. Isso também dará a sensação de que o corredor é mais curto. E se a ideia é alongar um ambiente quadrado, a solução é aplicar uma cor mais escura em duas paredes, uma de frente para a outra.

A cor também pode ser usada para destacar ou esconder objetos. Se a intenção é dar ênfase a alguma peça de decoração ou obra de arte, basta aplicar uma cor intensa ou contrastante na parede de fundo onde ela está localizada. Mas se a proposta é esconder ou não dar destaque para algum objeto, é só pintar a parede com a mesma cor dele.

Conheça o Espaço Ambiente

Se você gostou dessas dicas e precisa tirar alguma dúvida sobre cores e os seus efeitos na decoração, conte com a ajuda de quem entende do assunto: no Espaço Ambiente da Politintas você recebe o auxílio de um estudante da área de decoração para te prestar uma consultoria sobre o assunto.

Gostou da ideia? Então agende agora mesmo um horário e faça-nos uma visita! Confira, abaixo, a lista de lojas que contam com o Espaço Ambiente. Só lembrando: o atendimento é gratuito para os clientes da Politintas.

Loja de Campo Grande, em Cariacica – Contato: (27) 3246-3201. Segunda a sexta, das 12h30 às 17h30; e sábados, das 8 às 12 horas
Loja de Jardim Limoeiro, na Serra – Contato: (27) 3228-3499. Segunda a sexta, das 12h30 às 17h30; e sábados, das 8 às 12 horas
Loja de Santa Lúcia, em Vitória – Contato: (27) 3325-4541. Segunda a sexta, das 13 às 18 horas; e sábados, das 8 às 12 horas
Loja do Centro de Vila Velha – Contato: (27) 3289-1200. Segunda a sexta, das 13 às 18 horas; e sábados, das 9 às 13 horas

Notícias relacionadas

Tendência Mundo Décor: pintura meia parede
Colorir as paredes: nova tendência do mundo décor

A pintura das paredes é uma das maneiras mais eficazes e surpreendentes de transformar a decoração dos ambientes. Para isso, basta usar cores!

Dicas de escolha de cores das paredes por Chris Campos
7 dicas para te ajudar a escolher as cores das paredes

Se você sempre fica em dúvida sobre qual cor escolher na hora de pintar as paredes, aí vai um guia prático com algumas dicas de especialistas!

Fantasia de Carnaval - Cocar com spray
Faça a sua fantasia de Carnaval usando tinta em spray

É hora de se preparar para festejar o Carnaval com uma alegoria feita por você! Prepare os tamborins e siga o nosso passo a passo!

Workshop Tendências de Cores 2020 Politinas
Politintas apresenta as principais tendências de cores para 2020

Profissionais convidados vão conferir as paletas de cores que são tendência neste ano, segundo estudos das marcas Coral, Sherwin-Williams e Suvinil.

Nova Politintas na Barra do Jucu
Politintas chega à Barra do Jucu

A 17ª loja da rede fica na Rodovia do Sol, em frente à agência do Sicoob, e vai oferecer um mix completo de produtos para quem deseja pintar, construir ou reformar.

Alabastine SOS Repara Buracos
Como tapar buracos na parede de forma rápida e fácil

O S.O.S. Repara Paredes é o produto ideal para pequenas emergências do dia a dia. Pronto para uso, ele dispensa a necessidade de ferramentas e seca em até 15 minutos.

Reforma sem sujeira nem quebra-quebra

Chega de adiar a tão sonhada reforma! Usando tinta e cor é possível mudar toda a decoração da casa de forma rápida e econômica.

Participe da campanha Pincelada do Bem

Até o dia 31 de dezembro, a cada mil Pincéis Atlas vendidos nas lojas da Politintas, uma cadeira de rodas será doada à Apae de Cariacica.

Cadastre-se e receba nossas novidades e ofertas!

Premiações recebidas