Tinta para parede x tinta para piso

Utilizar a tinta correta evita problemas de reparo precoce na pintura e garante mais beleza aos ambientes.

 

Uma boa pintura é sempre a solução mais prática e econômica para renovar o visual da casa. E é muito comum surgirem dúvidas sobre qual o tipo de tinta mais indicado para cada superfície.

Muitas pessoas perguntam, por exemplo, se podem pintar as paredes com tinta para piso ou aplicar no piso tinta própria para parede. Tudo isso com o objetivo de reaproveitar material ou economizar.

Segundo o técnico Anoel Macedo Junior, da Sherwin-Williams, esse tipo de economia pode acabar saindo caro. “O certo é tinta para parede na parede e para piso no piso. Não adianta a pessoa querer trocar achando que está economizando, pois ela não terá um bom resultado. Utilizar a tinta correta evita problemas de reparo precoce na pintura e garante mais beleza às superfícies pintadas”, afirmou.

 

Perda da garantia

Junior explica que a primeira consequência para quem aplica uma tinta para piso na parede, é a perda da garantia do produto. “Se der algum problema, como manchas, a pessoa não terá direito à garantia da fábrica”.

Outro contratempo, nesse caso, é que o acabamento não fica adequado. “A tinta para piso tem um acabamento mais rústico. Ao ser aplicado na parede, o resultado não fica bonito”, disse Junior.

Além disso, engana-se quem pensa que o produto indicado para piso garantirá uma durabilidade maior quando aplicado na parede, pois essa superfície precisa de uma tinta que resista às intempéries. E o produto desenvolvido com essa característica é exatamente a tinta para parede.

 

Resistência e durabilidade

O técnico ressalta ainda que a tinta para piso foi desenvolvida para ser mais resistente à abrasão. “As tintas para piso foram feitas exatamente para resistir ao ir e vir de pessoas e veículos. Elas estão preparadas para receber esse tipo de atrito, o que não acontece com as tintas para parede”.

Portanto, pintar piso com tinta para parede só vai causar prejuízo, pois a superfície precisará ser pintada com uma frequência muito maior.

Quer dar vida nova a pisos e paredes?

A Sherwin-Williams tem três tipos de produtos para renovar a cor daquele piso desgastado. São as tintas Nova Cor EpóxiNova Cor Piso e Nova Cor Piso Ultra. Elas têm grande durabilidade e resistência à limpeza e umidade.

Já para as paredes, a marca apresenta três linhas de tintas acrílicas: a Standard, a Econômica e a Premium.

Agora que você já sabe que cada tinta tem sua função, escolha a mais adequada para a superfície que deseja pintar e conte com a Politintas para encontrar os produtos que precisa.

Já viu essas dicas?
Proauto produtos para carro 23/02/2017

Produtos Proauto vão deixar seu carro mais bonito e limpo

04/09/2017

Como pintar uma bicicleta usando tinta spray

tinta wandepoxi para azulejos 18/05/2017

Renove os azulejos sem quebra-quebra

politintas - parede com mofo 22/09/2015

Como evitar mofo nas paredes