Seis dicas para criar um espaço de lazer na sua casa

Crie um espaço dedicado ao lazer, ao conforto e à diversão no seu lar doce lar.

Ficar em casa pode, e deve, ser muito prazeroso. E ninguém precisa fazer grandes investimentos para curtir momentos de lazer e conforto no lar doce lar. Com algumas adaptações e mudanças na decoração, você pode tornar os ambientes mais aconchegantes para receber amigos e familiares ou criar espaços de descanso. É simples, rápido e barato.

Cor nas paredes

Segundo a arquiteta Tatiana Pradal, a maneira mais fácil, rápida e econômica para transformar um espaço é pintar as paredes.  “Podemos sempre ousar nas cores. Tons vibrantes em áreas externas são sempre bem-vindos, aliados ao uso de plantas para dar aquela sensação de frescor. Cores como azul turquesa, com toques de amarelo ou vermelho, também caem muito bem”, afirmou.

Pinturas geométricas

Outra dica é fazer uma parede com desenhos geométricos, misturando várias cores. Fica bem descolado e é mais econômico que aplicar papel de parede. “É só usar a criatividade e se jogar! Nas áreas internas, a base pode ser neutra, com toques de cores, que podem ser em uma parede ou em detalhes da decoração, como objetos, móveis e almofadas. “Uso muito as tintas superlaváveis, que agora vêm com acabamento fosco”, disse Tatiana.

pintura geometrica

Ambiente decorado por Kassio Fontoura e Marcela Grasselli. Foto: Felipe Araújo

Renovando os móveis

Para móveis antigos, a sugestão da arquiteta é reformá-los, dando uma cara nova para a decoração. Você pode pintar com uma cor diferente, utilizando tinta spray, ou trocar o tecido, no caso de poltronas, cadeiras e sofás. Dessa maneira, além de economizar, você contribui com o meio ambiente, reutilizando os objetos.

“Essa prática está muito em alta. Às vezes, tem um móvel que está esquecido no canto da casa. Você pinta de outra cor, troca o tecido e pronto. Fica novo! É uma forma econômica e bacana de reutilizar peças que seriam descartadas ou que estão desvalorizadas”, comentou Tatiana.

varanda contemporanea

Ambiente decorado por Tatiana Pradal. Foto: Tatiana Pradal.

Iluminação pontual

Colocar uma iluminação pontual também pode mudar completamente o espaço, deixando o local mais aconchegante. A sugestão de Tatiana é usar luminárias com lâmpadas de LED, pois, além de serem mais econômicas, não esquentam o ambiente. “Sugiro as lâmpadas com tonalidades mais amarelas, que reproduzem a luz natural, e não as brancas, que deixam a casa com cara de hospital”.

Decoração com plantas

Utilizar plantas também ajuda a deixar o cantinho de lazer mais bonito, acolhedor e harmonioso. “Tem plantas que se adaptam a qualquer tipo de ambiente e que são fáceis de cuidar. Para quem não curte, a opção são as plantas permanentes (artificiais). Sabendo escolher, elas dão um efeito incrível aos espaços”, garantiu Tatiana.

decoracao com plantas

Ambiente decorado por Kassio Fontoura e Marcela Grasselli. Foto: Felipe Araújo

Varanda contemporânea

Abertas ou fechadas, grandes ou pequenas, as varandas vêm ganhando destaque na ambientação da casa, principalmente para quem quer conforto. Se você deseja dar uma repaginada nesse espaço da sua residência, pode se inspirar no projeto elaborado pelos arquitetos Kassio Fontoura e Marcela Grasselli.

As cores do painel colorido criado pelo artista João César de Melo foram o ponto de partida do projeto. “A partir daí, definimos os tons do mobiliário, compondo com uma iluminação mais intimista e utilizando materiais naturais, como madeira e pedra. O espaço ficou bastante confortável, sem deixar de ser funcional”, explicou Kassio.

Outro destaque foi o uso de paisagismo, a fim de aproximar um pouco mais a natureza do espaço de convivência das pessoas. “Como hoje a vida é tão corrida e estamos no meio urbano, trouxemos o verde para o ambiente”, disse Kassio.

iluminacao pontual

Ambiente decorado por Kassio Fontoura e Marcela Grasselli. Foto: Felipe Araújo

Tinta é na Politintas

Gostou das dicas? Agora só falta você ir a uma de nossas lojas e garantir tudo o que precisa para renovar o visual do seu cantinho de lazer. Confira onde está a Politintas mais perto de você: Vitória (Jardim Camburi, Jardim da Penha, Leitão da Silva e Goiabeiras); Vila Velha (Aribiri, Centro, Coqueiral de Itaparica); Campo Grande (BR-262 e Av. Campo Grande) e Serra (Jardim Limoeiro, Laranjeiras, Jacaraípe e Novo Horizonte).

Compre também on-line

Você também pode fazer suas compras pelo e-commerce da Politintas, sem sair de casa. Nossa loja on-line tem produtos e soluções em pintura residencial, automotiva e industrial dos principais fabricantes do Brasil, além de uma linha completa de ferramentas e artigos para a manutenção do lar.

Contatos dos profissionais
Tatiana Pradal
[email protected]
Instagram: @tatianapradalarquitetura
Facebook: Tatiana Pradal Arquitetura

Kassio Fontoura e Marcela Grasselli
[email protected]
Instagram: @fontouragrasselli
Facebook: Fontoura Grasselli

Já viu essas dicas?
loft-urbano-efeito-concreto-politintas 30/07/2015

Transforme as paredes com efeitos decorativos

25/02/2019

Faça a sua fantasia de Carnaval usando tinta em spray

casa cor es 2015 - suíte do jovem do apartamento master 27/10/2015

Madeira é usada com versatilidade na Casa Cor ES 2015

18/07/2016

Aprenda como pintar cadeiras de madeira usando spray