Como usar a cor para ampliar ou reduzir o tamanho dos ambientes

Uma simples pintura pode transmitir a sensação de alongar ou rebaixar o teto, alargar ou diminuir um corredor ou mudar o tamanho da parede.

Além de proteger as paredes e deixar os ambientes mais bonitos, a tinta é um excelente recurso para quem precisa criar a sensação de que os espaços são maiores ou menores, mais altos ou mais baixos. Para isso, basta um pouco de cor nas paredes ou no teto. Isso é possível porque as cores têm o poder de alterar o modo como percebemos as dimensões e as proporções dos espaços.

Tinta muda como percebemos as dimensões e proporções dos espaços

Uma simples pintura pode, por exemplo, transmitir a sensação de alongar ou rebaixar o teto, alargar ou diminuir um corredor, mudar o tamanho de uma parede, entre outros.

Confira algumas dicas:

Para criar a sensação de que um espaço tem o pé direito mais alto do que realmente tem, a dica é pintar o teto de branco, deixando as paredes em um tom mais escuro.

Pintura escura nas paredes pé direito mais alto

Da mesma forma, é possível “rebaixar” um teto muito alto com um tom mais escuro do que o das paredes

Tinta escura no teto para rebaixar a altura

Já para alargar um corredor a dica é pintar as paredes menores e o teto com uma cor mais escura que a das paredes maiores. Isso também dará a sensação de que o corredor é mais curto. E se a ideia é alongar um ambiente quadrado, a solução é aplicar uma cor mais escura em duas paredes, uma de frente para a outra.

Confira na imagem abaixo como você pode usar tinta e cor para mudar as proporções de um ambiente.

Dicas para mudar a percepção de ambientes com tinta

E não acaba por aí!

A tinta e a cor também podem ser usadas para destacar ou esconder objetos. Se a intenção é dar ênfase a alguma peça de decoração ou obra de arte, basta aplicar uma cor intensa ou contrastante na parede de fundo onde ela está localizada. Mas se a proposta é esconder ou não dar destaque para algum objeto, é só pintar a parede com a mesma cor dele.

 

 

Já viu essas dicas?
27/11/2017

Mude a decoração sem ficar no vermelho

19/11/2014

Arquitetura corporativa ousa com cores mais vibrantes e modernas

05/01/2014

Passo a passo para transformar caixotes de madeira em estante

26/04/2018

Aumente suas vendas com o uso correto das cores