Como pintar a rua para a Copa do Mundo

Já é hora de decorar a sua casa e a sua rua para os jogos da Copa do Mundo de Futebol.

Em época de Copa do Mundo, as ruas de todo o País ganham um novo colorido. Estrelas, bandeiras do Brasil, desenhos da taça do Mundial, caricaturas de jogadores e diversas outras pinturas criativas tomam conta de muros, calçadas e vias. Todos entram no clima da torcida pela nossa Seleção!

Quem entende bem do assunto é o artista plástico Roger Jackson, que pintou os craques Neymar, David Luiz, Fred e Júlio César em muros do bairro 1º de Maio, em Vila Velha, na Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Os desenhos impressionam pelo realismo e, ainda hoje, podem ser vistos no local.

Na época, os próprios moradores me chamaram para fazer esse trabalho. Eles viram como a arte tem o poder de transformar de forma positiva qualquer espaço. O nosso bairro é conhecido por seu alto índice de violência, mas os desenhos trouxeram um clima diferente à região”, contou o artista.

Dicas para a pintura

  • Para desenhar no asfalto, é importantíssimo ter cuidado para não atrapalhar a sinalização de trânsito. A sinalização não pode receber nenhum tipo de interferência.
  • Antes de aplicar a tinta, o ideal é fazer o desenho com um giz de lousa ou giz de cera. Outra ideia é utilizar um barbante para demarcar a área da pintura.
  • Você também pode fazer moldes dos desenhos com papelão grosso, recortando o formato desejado.
  • Pintar com um rolinho ajuda a deixar o desenho mais definido.
  • Para pintar a rua, a melhor opção é usar tinta para piso. Já os muros podem ser pintados com tinta spray ou tinta acrílica à base de água.
  • Na hora de colocar a mão na massa, prefira usar roupas mais velhas. Lembre-se também de colocar luvas, óculos apropriados e máscara.
  • O melhor é fazer a pintura logo pela manhã, para que as demãos possam ser aplicadas ao longo do dia.
  • As cores amarela e branca se destacam mais no asfalto. Alguns tons de verde e azul também têm um efeito bacana.

Fique atento às regras das prefeituras

Antes de decorar o seu bairro, é importante ficar atento às regras das prefeituras para não ter dor de cabeça. Tudo precisa ser feito dentro da legalidade e de forma segura na hora de enfeitar os espaços.

Em Vitória, por exemplo, os torcedores podem pintar meios-fios, ruas, calçadas e muros com a autorização dos proprietários, desde que seja apenas com tinta à base de água ou cal e que não seja feita qualquer propaganda. E as sinalização das ruas e das placas não podem receber nenhum tipo de interferência. O patrimônio público deve ser preservado.

Caso os moradores desejem fechar calçadas ou ruas para a pintura das mesmas, para comemoração ou assistir aos jogos, devem também pedir a autorização para a interdição parcial ou total da calçada ou da via à Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) de seu minicípio. Para obter mais informações, basta ligar para o telefone 156.

Brasilidade na decoração

Muitas pessoas também aproveitam o maior evento de futebol do planeta para renovar o visual de casa usando as cores do Brasil. E a combinação de verde e amarelo dá muito certo, pois esses tons são análogos, ou seja, estão próximos dentro do círculo monocromático, o que significa que se complementam e geram sensação de harmonia.

O verde-amarelo rende combinações fortes e divertidas, além de irradiar muita energia. A paleta de tons de azul com amarelo também é uma ótima opção, criando uma atmosfera mais light e alegre.

Você pode concentrar a decoração apenas no espaço onde as pessoas irão se reunir para acompanhar os jogos, como na sala, por exemplo.

Gostou das nossas dicas? Então, passe em uma das lojas Politintas e vamos torcer juntos pela nossa Seleção! Que venha o hexa!

Já viu essas dicas?
Teste Fácil Coral - Escolher a cor da parede 24/08/2018

Como escolher a cor da parede antes de pintar?

21/03/2018

Põe cor aí Lucy – Quarto da Lucy

28/10/2016

Casa Cor ES 2016: dicas e tendências para decorar sua casa

Nova Coral Superlavável 26/04/2017

Coral Superlavável: paredes como novas por mais tempo