Como fazer um orçamento de pintura?

Atenção pintor: confira neste artigo as melhores dicas para te ajudar a fazer um orçamento de pintura.

Nem sempre é fácil fazer um orçamento de pintura correto.

Cada profissional tem o seu método para chegar a um valor, mas será que esse trabalho está sendo bem feito? Será que vai agradar ao cliente? O pintor Yohan Luis Silva, membro do Movimento Brasil por um Pintor Melhor e um dos fundadores da Associação Brasileira dos Pintores Profissionais (Abrapp), deu algumas dicas para ajudar os profissionais. Confira!

Primeiro contato

“Desde o primeiro contato com o cliente, logo na primeira ligação, é importante que o pintor transmita uma postura profissional. A forma de atender o cliente pode afastá-lo ou aproximá-lo. Chame o cliente pelo nome, não use apelidos ou gírias. A primeira imagem é a que fica.”

Identificação do cliente

“O próximo passo é fazer a identificação do cliente. Anote o nome completo, contatos e endereço. Pergunte quem indicou o seu serviço e detalhes do imóvel, como a quantidade de cômodos, o que vai ser pintado e a data prevista para o início do trabalho.”

Primeira visita

“Na primeira visita ao imóvel, lembre-se de levar o seu material, como trena elétrica ou manual e a sua agenda para fazer as anotações necessárias. Não se apresente com a roupa suja de tinta (a roupa que você costuma utilizar durante o serviço de pintura). Isso passa uma impressão de desleixo. Use uma roupa limpa, como camisa polo e calça jeans. É muito importante ter cuidado com a apresentação pessoal. Além disso, seja sempre pontual nos compromissos agendados com o cliente.”

Diagnóstico das superfícies

“Pergunte qual o motivo da pintura. Se for uma superfície nova, o serviço é mais simples. Ao contrário de uma parede com infiltração, que exige mais trabalho. É importante registrar o estado em que se encontram as superfícies a serem pintadas. Anote os problemas, como a existência de rachaduras, descascamento de tinta, áreas com mofos, umidade ou infiltração.

Detalhes dos cômodos

“Pergunte ao cliente se você pode fotografar ou fazer vídeos dos cômodos a serem pintados. Isso será muito útil, caso você precise recorrer à imagem para verificar algum detalhe que foi esquecido na hora da visita. É importante checar cada canto do ambiente para fazer um orçamento bem preciso. Por exemplo, se será necessário pintar a porta, se tem algum móvel para ser desmontado, se há trincas ou buracos na parede e outros detalhes.”

Tipo de piso

“Fique atento, também, ao tipo de piso dos cômodos. Isso irá determinar o material que será necessário para forrá-lo. Se for porcelanato, por exemplo, uma lona de plástico já resolve.”

Vai casar? Confira algumas dicas para decorar o seu larDefinição das cores

“As cores influenciam no valor do orçamento, assim como o tipo de acabamento. O pintor precisar avaliar qual é o tipo de tinta que deverá ser usada ou efeito que se quer causar.

Será apenas tinta ou algum tipo de textura? Quantas demãos de tinta serão necessárias?”


Medição da área a ser pintada

“Calcule a metragem das paredes a serem pintadas. Para isso, é preciso medir a altura de cada parede e multiplicar pela sua largura – o resultado será a sua medida em metros quadrados.” Se precisar, utilize nossa calculadora de tintas.

Descrição dos serviços

“Após apurar todos esses detalhes, descreva no orçamento os serviços que serão feitos, como preparação de superfícies, tipo de pintura, número de demãos e todas as informações relacionadas ao trabalho.”

Cronograma do serviço

“Registre as datas de início e término do serviço. Se a obra for muito grande, separe por etapas. Por exemplo: o tempo de preparação da superfície e da pintura externa e interna. Também descreva a forma e o cronograma de pagamento acordado com o cliente.”

Lista de materiais

“Só envie a lista dos materiais que serão necessários após fechar o serviço com o cliente. Você pode apontar lojas de sua preferência, mas deixe o cliente à vontade para comprar no local que ele achar melhor.”

Algumas dicas finais

“Informe ao cliente se você trabalha sozinho ou com ajudante e combine se haverá alguém no imóvel durante o serviço. Apresente o orçamento em papel timbrado e com a explicação detalhada do que será feito. Tente sempre cumprir os prazos previstos e mantenha o cliente bem informado sobre cada etapa do serviço.”

Para mais informações:
[email protected]


Pintor parceiro tem facilidades na Politintas

A Politintas disponibiliza em todas as suas lojas um bloco de orçamento para os pintores parceiros. Basta o profissional ir à unidade de sua preferência, se cadastrar e levar essa ferramenta de trabalho para casa. Além disso, a Politintas oferece constantemente treinamentos para os pintores. Para ser convidado, basta o profissional manter o seu cadastro atualizado.

Vem pra Politintas!

Tem sempre uma Politintas pertinho de você: Vitória (Jardim Camburi, Jardim da Penha, Leitão da Silva e Goiabeiras); Vila Velha (Aribiri, Centro, Coqueiral de Itaparica); Campo Grande (BR-262 e Av. Campo Grande) e Serra (Jardim Limoeiro, Laranjeiras e Jacaraípe).

Compre também on-line

Agora, você e seus clientes podem fazer suas compras pelo e-commerce da Politintas. Nossa loja on-line tem produtos e soluções em pintura residencial, automotiva e industrial dos principais fabricantes do Brasil, além de uma linha completa de ferramentas e artigos para a manutenção do lar. Clique e confira!

Já viu essas dicas?
Reforma rápida para sua casa no final do ano 15/12/2016

Dicas de reformas rápidas para fazer em casa para o Ano Novo

mofo e infiltração 17/07/2018

Perigos do mofo e infiltração

14/05/2015

Escolha a tinta certa quando for pintar azulejo

conservar-interior-carro-politintas-meguiars 09/12/2015

Conheça os produtos certos para conservar o interior do seu carro