Aprenda como criar o efeito lousa na parede

Confira o passo a passo para transformar a parede da sua casa em uma lousa, usando a Suvinil Seca Rápido.

Já pensou em criar um efeito lousa no quarto das crianças, na sala ou em outra parede de destaque da sua casa? Essa é a melhor maneira de criar um cantinho especial para desenhar, soltar a imaginação ou anotar lembretes sem deixar a decoração de lado.

E com a Suvinil Seca Rápido criar a sua lousa fica muito mais fácil, pois a aplicação é simples, a secagem é rápida e a tinta é sem cheiro! E o melhor: você pode escolher entre mais de 300 cores intensas para harmonizar o efeito com a decoração da casa.

Com acabamento acetinado, o esmalte à base de água da marca não descasca e apresenta fórmula siliconada para facilitar na limpeza. Além disso, não é necessário usar fundo preparador: a indicação é apenas lixar a superfície antes de aplicar o produto e esperar quatro horas (conforme embalagem) entre cada demão.

Outras vantagens da Suvinil Seca Rápido é que ela não tem cheiro, seca em 30 minutos ao toque e apresenta excelente aderência.

O consultor técnico da Suvinil Max Lima ensina o passo a passo do efeito lousa com a  Seca Rápido. Confira e mãos à obra!

 

Como aplicar o produto

  1. Separe o material que será utilizado: lona, fita crepe, papel alumínio, luvas, óculos, pincel, rolos de espuma de 9 ou 15 cm, lixas número 180 ou 220, bandeja, mexedor de tintas e pano para limpeza.
  1. Forre o chão e cubra os móveis com a lona para proteger dos respingos.
  1. Defina a área a ser pintada e coloque fita crepe ao redor das portas, batentes, rodapé e teto. Dica: proteja as maçanetas com papel alumínio, pois é mais fácil para remover do que a fita crepe.
  1. Para sua segurança, sempre utilize luvas e óculos de proteção.
  1. Antes de iniciar a pintura, prepare a parede: lixe a superfície, retire o excesso de pó com uma vassoura e passe um pano úmido para finalizar. Espere secar. O lixamento é essencial para que a tinta tenha uma boa aderência à superfície.
  1. Dilua a tinta conforme indicado na embalagem e misture bem (o produto deve ser diluído em 5% de água limpa). Coloque-a na bandeja e molhe o rolo uniformemente, retirando o excesso do produto na parte mais alta da bandeja.
  1. Aplique o produto, depois volte duas ou três vezes com movimentos verticais (do chão para o teto) para uniformizar o acabamento.
  1. Espere quatro horas para passar a segunda demão. Caso seja necessário, passe a terceira demão, respeitando o mesmo tempo de intervalo.
  1. Após esse processo, deixe a tinta secar por pelo menos cinco horas. Se o dia estiver úmido ou chuvoso, o ideal é estender esse tempo para oito horas.
  1. Após aplicar a última demão, aguardar sete dias para utilizar como lousa.

 

Fique atento a estas dicas

– Para escrever ou desenhar, utilize apenas giz ou uma caneta de giz líquido.

– Use sempre um pano úmido para “apagar” o giz.

– O fabricante recomenda limpar a parede com detergente neutro e água limpa pelo menos uma vez por mês. Basta colocar uma pequena quantidade de detergente na água, umedecer um pano e passar na parede. Não é preciso fazer muita espuma. A quantidade de água vai depender do tamanho da superfície.

– Outra importante dica do fabricante é fazer, uma vez por ano, uma manutenção na pintura, aplicando mais uma mão de tinta. Com esses cuidados, a sua lousa vai ficar linda por muito tempo!

 

Outra dica para fazer o efeito lousa
Além da Suvinil Seca Rápido, há mais uma opção que pode ser usada para transformar a parede em lousa: o Esmalte Sintético Fosco, que é o tradicional “quadro negro”.

Viu só como é fácil transformar as paredes da sua casa em lousa? Agora só falta você ir até a Politintas mais perto de você e escolher como será a sua lousa. Vem pra Politintas!

Já viu essas dicas?
08/03/2018

Põe cor aí Lucy – Quarto da Luma

Efeito de pintura reaproveitamento de tinta 06/01/2016

Você sabe o que fazer com a tinta que sobrou?

08/01/2014

Pintura sobre pisos

05/09/2017

Dicas para pintar em dias frios e úmidos