Politintas ajuda a restaurar o Farol Santa Luzia

A empresa doou material para a reforma desse importante patrimônio histórico de Vila Velha. Local foi reaberto à visitação pública.

O Farol Santa Luzia é restaurado com ajuda da Politintas

A Politintas, em parceria com a Akzo Nobel (Tintas Coral) está ajudando a preservar um importante patrimônio histórico de Vila Velha, o Farol de Santa Luzia, que no dia 7 de setembro completou 145 anos.

Farol de Santa Luzia restaurado com ajuda da Politintas

O monumento foi reformado e, após permanecer fechado por mais de 10 anos, foi reaberto à visitação pública. A Politintas doou todo o material usado na pintura do farol, como tinta epóxi branca, zarcão epóxi, solvente e massa de poliéster, entre outros produtos.

“É com grande orgulho que participamos desse projeto, pois é fundamental preservar e valorizar a memória coletiva das nossas cidades. Os patrimônios históricos e culturais servem para transmitir às novas gerações os episódios importantes que neles ocorreram, além de serem uma referência urbana e arquitetônica”, afirmou o diretor-executivo da Politintas, Vinicius Ventorim.

O Farol Santa Luzia, que pertence à Marinha, fica entre o final da Praia da Costa e o Morro do Moreno, e proporciona uma bela vista para a Baía de Vitória. O monumento possui guia turístico, banheiros e adequações nas áreas de segurança e acessibilidade.

Farol de Santa Luzia restaurado com ajuda da Politintas

145 anos de história

Inaugurado em 1871, o Farol Santa Luzia foi construído com chapas de ferro fabricadas na Escócia. Inicialmente, a iluminação era a querosene. Com 12 metros de altura e alcance de 32 milhas marítimas, atualmente o farol é iluminado por lâmpadas de 300 watts e serve de orientação para navegação direcionada aos portos de Vitória, Vila Velha e Tubarão.

Já viu essas notícias?