Mural de capixaba é destaque em site especializado em arte urbana

Ficore Kabelera confeccionou o mural com apoio da Politintas e seu trabalho foi apontado como um dos 20 melhores murais criados por profissionais brasileiros em 2014.

O artista urbano capixaba Ficore Kabelera teve uma obra incluída na lista dos 20 melhores murais criados por profissionais brasileiros em 2014. O painel “Raízes de Cor” foi confeccionado com apoio da Politintas, que forneceu boa parte do material usado no trabalho. A avaliação foi feita pelo site Street Art Brasil.

Ficore -  Painel “Raízes de Cor”

Ficore – Painel “Raízes de Cor”

O mural de Ficore, que repercutiu não apenas no Brasil, mas também em mídias internacionais, tem quase 300 metros quadrados e hoje enfeita o condomínio Village Camburi, no bairro Jardim Camburi, em Vitória.

A parede sem cor, antes ignorada pelos moradores da região, agora atrai os olhares de todos, que ficam admirados com a obra-prima. Para dar vida ao desenho, com temática africana, Ficore gastou cerca de 30 litros de tinta e 100 latas de Colorgin Arte Urbana. Confira abaixo o video do processo de criação do mural.

Mural tombado como patrimônio cultural

A inspiração do artista urbano para criar esse painel veio de uma viagem que ele fez para o exterior em 2013. Ficore levou a arte capixaba para diversas cidades da Europa, onde ficou por quase três meses. Durante a turnê, ele concluiu um mural na cidade de Spinoso, no sul da Itália, e o trabalho foi tombado como patrimônio cultural da região.

“O que mais me deixa feliz é saber que as pessoas gostam muito desse trabalho, que é uma obra totalmente independente. Esse feedback é que me alimenta. E sei que esse reconhecimento também acaba abrindo as portas para outros artistas, que veem que é possível se estabelecer por meio da arte”, afirmou Ficore, um dos profissionais mais respeitados do graffiti no Espírito Santo.

Mais cor para a vida das pessoas

Para o diretor-executivo da Politintas, Vinicius Ventorim, o reconhecimento foi mais que merecido. “Nos orgulhamos de ter ajudado a tornar o sonho do Ficore uma realidade. A Politintas tem apoiado diversos projetos que estão deixando ruas e espaços de convivência mais coloridos e agradáveis. Nosso objetivo é levar mais cor para a vida das pessoas”, destacou.

De acordo com o site Street Art Brasil, “a maioria das pessoas pode pintar um mural, mas o que faz um artista de rua surpreendente é a capacidade de criar uma visão única para transformar a paisagem, não só pelas cores, mas também com mensagens, ideias e conceitos”.

Referências na carreira

Ficore contou que muitos dos profissionais incluídos na lista da Street Art Brasil inspiraram os seus trabalhos. “Artistas como Speto, Nunca e Kboco são minhas referências. É uma honra o meu trabalho ser citado junto com o deles”.

Além desses, o site também destaca os trabalhos de Alexandre Orion, Ramon Martins, Zéh Palito, Rimon Guimarães, Ethos, Bicicleta Sem Freio, Apollo Torres, Kobra, Rodrigo Branco, Derlon, L7m, B-47, Daniel Melim, Odirlei Regazzo, Toes, Gafi, William Mophos, Thiago Goms, Paulo Ito, Mateus Bailon e Selon.

Veja aqui a lista dos 20 melhores murais criados por artistas brasileiros em 2014.

Já viu essas notícias?