Pintura sobre pisos

Este passo a passo é indicado para quem quer renovar o visual de pisos como área da garagem, área da piscina ou da calçada de casa usando apenas tinta. Para quem não sabe, existem tintas produzidas especificamente para serem aplicadas em pisos que têm tráfego intenso, sendo bem mais resistentes do que as tintas comuns, usadas em paredes.

A forma de aplicação é a mesma para pisos novos ou que já receberam pintura anteriormente. Na verdade, o que muda é a preparação da superfície que vai receber a tinta. Quando o piso é novo, a pintura só deve ser feita caso ele já esteja curado por pelo menos 20 dias. Passado esse período, é só varrer bem a superfície para tirar o pó e as partes soltas e aplicar três demãos da tinta específica para piso. É importante lembrar que a primeira demão deve ser diluída em 20% de água. Já as outras duas, em 10%.

No caso do piso já usado e que não está pintado, é necessário, antes de qualquer coisa, lavar o local com um produto de limpeza pesada como o Piso Clear para fazer uma limpeza mais profunda. Após a aplicação do produto, é só enxaguar com água corrente e deixar o piso secar por um prazo de 48 horas. A partir dessa etapa, o procedimento passa a ser o mesmo que nos pisos novos: varrer, tirar o pó e passar as três demãos de tinta, seguindo a diluição indicada pelo fabricante.

Mas atenção: os pisos que já foram pintados anteriormente têm que receber uma atenção especial. “É preciso lixar bem o piso para abrir pontos de aderência para a nova tinta”, explica o gerente da Politintas de Vitória, Dalmir Brunelli. Depois disso, é só limpar bem a superfície com o Piso Clear e aplicar as três demãos de tinta.

Entre as tintas que você pode usar estão: Novacor Piso, Novacor Piso Ultra, Suvinil Piso e a Ultra Proteção Epóxi Base Água da Sherwin-Williams.

Já viu essas dicas?