Significado das cores

Depois de aprendermos com a arquiteta Fabiane Giestas como usar o círculo cromático, vamos conhecer um pouco sobre as reações básicas que as cores podem provocar nas pessoas. A escolha das cores é influenciada pela personalidade de cada um e interfere diretamente nas mudanças de humor.

Portanto, é preciso ter cuidado ao escolher os tons que vão decorar a sua casa. Uma dica básica é escolher as cores que você realmente gosta.

A cor é um fenômeno subjetivo e individual, ou seja, ela pode causar diversas sensações nas pessoas. Entretanto, podemos definir essas reações de uma forma geral. Veja a lista abaixo e descubra como eleger as cores certas para os diferentes ambientes, personalidades e emoções.

VERMELHO – Remete ao poder, à paixão, transmite energia, estimula o cérebro e o apetite. É perfeita para ambientes onde se quer estimular atividades como o estudo ou exercício. É também muito utilizada em cozinhas, salas de jantar e restaurantes por estimular o apetite. Deve-se ter cuidado ao usá-la em espaços que requerem calma, como quartos e consultórios.

LARANJA – É uma cor quente, associada à euforia, e pode simbolizar amizade. Assim como o vermelho, é um estimulante para o apetite, portanto, uma boa escolha para cozinhas e salas de jantar. Também pode ser utilizada em quartos, desde que em pouca quantidade, em detalhes, e equilibrando com cores neutras.

AMARELO – É uma cor luminosa, alegre, otimista, que estimula o intelecto, a memória, a criatividade e a comunicação. Usada em lugares com pouca luminosidade trará sensação de aconchego e vitalidade. A utilização do amarelo é recomendada em ambientes de estudo ou home office.

VERDE – É uma cor relacionada à tranquilidade, proporciona equilíbrio, serenidade e harmonia. Está associada à natureza e ao meio ambiente. Por propiciar calma, é recomendada para quartos, salas e banheiros. Tenha cuidado com a monotonia dos verdes pálidos, que pode ser evitada com a combinação do azul.

AZUL – É bastante relaxante e calmo, proporciona serenidade e paz. É frequentemente escolhido por pessoas quietas e reservadas. É considerado terapêutico, sendo ideal para hospitais, clínicas, quartos ou qualquer local onde se busca tranquilidade. Além disso, estimula o intelecto, tornando-se uma boa opção para home offices ou locais de estudo. O excesso de azul pode tornar o ambiente frio e formal. Porém, se for um tom vibrante, é possível dar uma conotação mais informal e alegre, como na foto abaixo.

Significado das Cores

VIOLETA – A cor violeta ou roxo está associada à espiritualidade. Remete ao poder e à luxúria. Os tons claros podem ser usados em ambientes que requerem relaxamento e calma, como locais para meditação. Já os tons escuros devem ser usados com moderação para não se tornarem cansativos.

Significado das Cores

ROSA – O rosa está muito associado ao universo feminino, ao amor e ao conforto. As pessoas que se identificam com essa cor geralmente são compreensivas e simpáticas. É muito usada para quartos de meninas, mas os tons de rosa vibrantes, em poucas quantidades e combinados com cores como o grafite, marrom ou azul, também podem decorar os ambientes masculinos. O excesso pode ser exaustivo, por isso, cuidado para não exagerar.

PRETO – É a cor do glamour e da sofisticação. É sempre muito influente no design e pode intimidar. Apresenta-se como uma ótima escolha quando se quer ressaltar outras cores. Pode ser usado em quase todos os ambientes, em maiores ou menores quantidades.

Significado das Cores

BRANCO – Representa pureza e simplicidade. Tem alto poder de reflexão e cria a sensação de amplitude do espaço. É apropriado para ambientes de trabalho que requerem precisão. Um ambiente todo branco é frio e não proporciona aconchego. O ideal é combiná-lo com outras cores, seja nas paredes ou em móveis e objetos.

foto__45

MARROM – É uma cor quente, que traz segurança. Pode ser usada com qualquer outra cor e em qualquer ambiente. Agrega sofisticação e aconchego aos espaços. É muito harmônico quando combinado com rosa, laranja ou turquesa.

CINZA – É vista como uma cor sofisticada e tem sido muito utilizada no design contemporâneo. É bastante associada à produtividade, logo, é muito utilizada em escritórios. Também traz sobriedade ao espaço. A utilização dessa cor isolada pode ser considerada maçante e depressiva. A dica é combiná-la com outras cores. Cai muito bem com amarelo ou vermelho.

Círculo Cromático

Procure analisar o círculo cromático antes de escolher sua combinação de cores. Além disso, é preciso saber qual o objetivo que você pretende alcançar com o seu esquema de cor: alegria, seriedade, luminosidade, tranquilidade, inovação, agressividade etc. O círculo cromático é uma boa ferramenta para combinarmos cores, mas lembre-se de que regras podem ser quebradas.

Saiba um pouco mais sobre combinação de cores usando o círculo cromático, por meio do artigo feito por Fabiane Giestas.

Já viu essas dicas?