Proteja áreas externas em madeira contra umidade com stain

O uso de stain prolonga a vida útil da madeira em decks de piscina, fachadas e varandas que sofrem com a umidade e exposição ao tempo.

O stain é um impregnante que penetra e protege a superfície da madeira aumentando sua resistência à água, umidade e em alguns casos contra a ação de fungos.

A diferença que o stain tem em relação aos vernizes e esmaltes é que ao penetrar na madeira, ele a torna hidrorrepelente.

Em relação à manutenção, os stains levam vantagem nesse quesito, pois podem ser reaplicados diretamente sobre a superfície já pintada. Antes de realizar a pintura, certifique-se que a superfície esteja limpa para aumentar a eficiência do produto.

Linha Osmocolor: ação prolongada

A Montana tem uma linha de produtos especializados para preservação de madeiras. É a linha Osmocolor, que penetra nos veios da madeira e acompanha os movimentos naturais, o que inibe o aparecimento de trincas superficiais.

Uma opção é o Osmocolor Stain Transparente, que dá acabamento com alta transparência em superfícies sob média exposição solar, como varandas, gazebos e beirais.

Osmocolor Stain Preservativo Transparente

Osmocolor Stain Preservativo Transparente

Outra dica é o Osmocolor Stain Cores Sólidas, ótima alternativa para quem deseja proteger e ainda colorir a madeira. Tem alto poder de cobertura da cor da madeira sem esconder seus desenhos naturais.

Osmocolor Stain Preservativo Cores Sólidas

Osmocolor Stain Preservativo Cores Sólidas

O produto está disponível nos tons Amarelo Taiúva, Azul Del Rey, Verde Floresta, Vermelho Cerâmica e Branco Neve, além dos tons pastel Pêssego, Marfim e Verde Acqua.

Observe a superfície da madeira

Para saber quando chega a hora de fazer a repintura, basta observar o local que deseja pintar. No caso de superfícies pintadas com stain precisam de pintura nova assim que começam a absorver água.

Para fazer o teste, basta jogar um pouco de água sobre a madeira e verificar a velocidade com que ela é sugada. Se for absorvida rapidamente, é hora de reaplicar o produto.

Como já citamos, o stain é altamente indicado para locais onde a madeira fica mais exposta aos intempéries do tempo como decks de piscinas, pergolados, fachadas e decoração de jardins.

Veja o passo a passo de como aplicar o stain em uma superfície de madeira.

Conheça as principais características do stain:

Stain colorido: tinge a madeira sem esconder seus veios e bloqueia os raios UV. Algumas indústrias oferecem a oportunidade de criar cores em sistemas tintométricos. Protege superfícies expostas ao tempo por um período médio de quatro anos. Áreas externas exigem três demãos do produto.

Stain incolor: altera pouco a aparência da madeira, que fica com aspecto encerado. Oferece proteção contra fungos e raios solares. Penetra na madeira sem formar película, por isso não racha, mas desgasta-se aos poucos sob a ação da chuva e do sol. Exposto às intempéries, esse acabamento dura cerca de três anos. São necessárias três demãos para proteger superfícies expostas ao tempo.

O produto tem ação prolongada e é eficiente na proteção contra fungos que mancham e diminuem a vida útil da madeira.

Stain tonalizante: tinge as fibras da madeira de tons como ipê, mogno e nogueira, sem, contudo, esconder os veios. Proporciona boa proteção contra umidade e bloqueia parte dos raios UV. Dura entre quatro e cinco anos quando exposto ao tempo. Também necessita de três demãos.

Mais cuidados com madeira

Na última dica falamos de produtos que ajudam a combater o ataque de cupins e brocas. Com esses dois produtos, a área externa da sua casa ficará mais protegida e bonita por muito mais tempo.

Compre sem sair de casa

Se você deseja experimentar algum desses produtos ou se está pensando fazer aquela reforma de início de ano, a Politintas disponibiliza um novo canal para seus clientes comprarem sem sair de casa. Basta ligar para 0800 888 1154 e falar com um de nossos atendentes. O Televendas funciona de segunda a sexta de 7h30 às 18h10 e aos sábados de 8h às 12h30.

Já viu essas dicas?