Mude a decoração sem ficar no vermelho

Renovar as cores das paredes é a maneira mais fácil e econômica de transformar os espaços. Confira as dicas da arquiteta Fabiane Giestas e da designer de ambientes Karla Giaretta.

Está a fim de renovar o visual da sua casa para receber o novo ano, mas não pode gastar muito? Pois saiba que repaginar o seu lar não requer obras radicais ou gastos exorbitantes. Mudar as cores das paredes é a maneira mais fácil e econômica de transformar os ambientes.

“Apenas mudando a pintura podemos dar outra cara para os espaços”, afirmou a arquiteta Fabiane Giestas. Ela e a designer de ambientes Karla Giaretta dão dicas para você repaginar a sua casa. Anote aí!

Cores que estão em alta

Fabiane: “O cinza está em alta há algum tempo, tanto os tons claros, como os escuros. Por ser neutro, ele vai bem com várias cores. Para um ambiente mais neutro e sofisticado, eu apostaria no cinza com nude rosé. Para um ambiente mais descontraído, minha dica é o azul royal”.

Karla: “Sempre acho que a melhor cor é a que você gosta. A intensidade é definida de acordo com a proposta do ambiente”.

Condições da parede

Fabiane: “Antes da pintura, é extremamente importante verificar se há infiltrações ou outras patologias nas paredes. Dessa forma, a pintura nova terá o resultado adequado e a durabilidade esperada”.

Karla: “Essencial tomar esse cuidado. O acabamento da pintura terá uma boa finalização se a base estiver em condições adequadas”.

 

Escolha da cor

Fabiane: “Cada cômodo tem suas características. Então, a forma como usamos o espaço é que irá determinar a cor que será aplicada nele. Gosto de usar cores fortes pontualmente, em menores quantidades. Já as neutras, como cinza, bege, branco e fendi, costumo usar na maior parte das paredes. É importante que o cliente se identifique com a tonalidade escolhida e que o profissional saiba aplicar a tinta”.

Karla: “Como a cor existe em várias nuances, não acredito em cor ‘errada’. Quando bem aplicada, ela fica boa em qualquer ambiente”.

Quantidade de tinta a ser usada

 Fabiane: “É importante avaliar o tamanho da área a ser pintada e o tipo de tinta, para evitar desperdícios. Geralmente, eu passo a metragem para a Politintas e o vendedor calcula, ou o próprio pintor”.

Karla: “Fazer o cálculo correto torna a intervenção mais econômica e evita desperdícios. Bom para o cliente, bom para o planeta”.

 

Como escolher o tipo de tinta

Fabiane: “O acabamento da tinta é definido de acordo com o projeto. Gosto de equilíbrio. Então, depende do restante dos materiais. Se estamos usando mármores polidos ou laca brilhante, por exemplo, indico tinta fosca. Vale destacar que os acabamentos acetinados ou brilhantes são mais fáceis de manter e de limpar. Por isso, gosto de usá-los em ambientes infantis”.

Karla: “Depende da proposta, do gosto do cliente e das condições da parede. É importante ressaltar que, quanto maior o brilho da tinta, mais aparentes ficarão os defeitos”.

Faça você mesmo ou contrate um profissional? 

Fabiane: “A visão do profissional é diferente e com certeza o resultado será bem melhor. Muitas vezes, a pessoa pensa que é muito caro contratar um especialista. Ela pensa que está economizando, mas corre o risco de escolher as cores erradas e não conseguir o resultado esperado. É o barato que sai caro”.

Karla: “Depende da apresentação final que a pessoa deseja e do nível de dedicação que ela poderá disponibilizar para fazer a pintura”.

Dicas de produtos

Para deixar as paredes da sua casa novas por muito mais tempo, aposte na tecnologia das tintas laváveis. Uma dica é a nova Coral Superlavável, tinta acrílica que apresenta a inovadora e exclusiva tecnologia Ultra Resist, o que permite que ela seja duas vezes mais resistente à limpeza do que as tintas foscas premium.

O produto repele líquidos, como suco, achocolatado, leite, refrigerante e café, e ainda facilita a limpeza de manchas diversas. Além disso, seu acabamento Eggshell, com nível de brilho bem próximo ao fosco, ajuda a disfarçar as imperfeições da superfície.

Na Politintas você também encontra a Suvinil Limpeza Total, novo acrílico superlavável que permite remover as sujeiras da parede de maneira fácil e sem deixar manchas.

Com acabamento fosco suave, o produto disfarça as imperfeições da parede e pode ser usado tanto em áreas externas, quanto internas.

Gostou das dicas? Aproveite o seu 13º salário e corre pra Politintas. Nas nossas lojas você encontra tudo o que precisa para a sua reforma, além de contar com facilidades de pagamento. Vem pra Politintas!

Fontes

Fabiane Giestas

Contatos: (27) 99981-1938 / (27) 99966-2013

Karla Giaretta

Contatos: (27) 3345-7037 / (27) 99933-3611

Já viu essas dicas?