Feng Shui e as cores

O Feng Shui é uma técnica de harmonização dos espaços, baseada nos conceitos milenares da filosofia chinesa. Segundo essa ciência, as cores influenciam nossas emoções e comportamentos, gerando sensações e induzindo comportamentos.

Cada elemento da natureza alimenta energeticamente o outro: a madeira alimenta o fogo; o fogo se transforma nas cinzas que ficam na terra; a terra, por sua vez, protege o metal encontrado na forma de minério; o metal cria a água, que vem da profundeza do solo; e a água alimenta a madeira (árvore) e a faz crescer.

Por meio das técnicas do Feng Shui, é possível identificar o padrão do fluxo da energia vital-Chi dos ambientes e diagnosticar os pontos de energia estagnada, bem como propor técnicas de harmonização utilizando as cores, materiais e formas, promovendo, assim, a liberação do fluxo energético do ambiente.

O Feng Shui é uma técnica de harmonização dos espaços, baseada nos conceitos milenares da filosofia chinesa. Foi desenvolvida por meio de observações dos fenômenos da natureza e a partir da análise dos cinco elementos que compõem o ciclo de criação do mundo: madeira, fogo, terra, metal e água.

As cores, com seu espectro e qualidades conceituais e culturais, influenciam nossas emoções e comportamentos ao serem captadas pelos cones e bastonetes da retina ocular e decodificadas no sistema neuronal do cérebro, o que desencadeia respostas nos circuitos de emoção em nosso sistema límbico, gerando sensações e induzindo comportamentos.

O vermelho, que lembra a vida e a energia do sangue, e o amarelo, que remete à energia e vibração do sol, são cores quentes que representam o elemento fogo no Feng Shui.

Os verdes e azuis, cores abundantes da natureza, são consideradas cores frias, portanto, de comprimento de onda maior, que excitam menos nossos receptores neuronais, e, dessa forma, acalmam e tranquilizam o ambiente.

Para o Feng Shui, o azul representa o elemento água, que alimenta o elemento madeira, representado pelo verde. A estabilidade do elemento terra é revelada nos tons alaranjados terrosos. A união de todas essas cores harmoniza o ciclo de criação dos cinco elementos.

Um estudo apurado das cores sob a ótica do Feng Shui oferece recursos inimagináveis aplicáveis em nossa vida cotidiana, melhorando sensivelmente a qualidade dos espaços construídos em que vivemos, e, consequentemente, nossa qualidade de vida.

Já viu essas dicas?