Doze dicas sobre cores para vender mais

Quer atrair clientes para a sua loja e vender mais? Então aposte nas cores certas para movimentar o seu ponto de venda.

Você sabia que as cores podem ser grandes aliadas do comércio para movimentar as vendas?
Mudando a cor do ambiente é possível chamar a atenção do cliente e vender mais.

Um estudo realizado pela HEC-Montréal e Rutgers University apontou que as cores do ambiente e a decoração influenciam tanto a opinião do consumidor quanto a qualidade do que está sendo vendido. Portanto, paredes brancas e chapadas não favorecem muito os produtos, enquanto que cores quentes e agradáveis realçam a qualidade do mesmo.

Dicas sobre cores para vender mais

A designer e consultora de cores Thelma Tomb defende que as pessoas não percebem o quanto prestam atenção nas cores. Estima-se que 60% da decisão de compra estão baseados nessa percepção.

“A reação do ser humano em relação às cores é subliminar e o consumidor geralmente não tem consciência dos seus efeitos invasivos ou persuasivos. Por isso, devemos explorá-las ao máximo em um ponto de venda. Os consumidores hoje não buscam só a compra, mas também sensações”, afirma.

Separamos 12 dicas para te ajudar a decorar o seu estabelecimento e aumentar as suas vendas. Confira:

1 – Cores claras e relaxantes induzem à compra de produtos que não são essenciais, e exploram o lado lúdico da experiência de consumo.

2 – Cores sóbrias e escuras, como azul-marinho, verde-escuro e vinho, transmitem o sentido de tradicionalismo da marca.

3 – Vermelhos e alaranjados aumentam o apetite, sendo amplamente utilizados pelo segmento de alimentação.

4 – Tons vibrantes têm apelo jovem.

5 – Metais transmitem refinamento, sendo que o dourado apela para o lado tradicional, e o cromado, para o contemporâneo, muitas vezes ligado aos produtos masculinos.

6 – Paredes brancas às vezes podem dar a impressão de que os móveis estão “soltos”. Uma cor na parede tira essa sensação.

7 – As nuances queimadas se harmonizam e podem ser complementadas por outros tons queimados como o verde-oliva, o laranja e os tons terrosos.

8 – Cores em tons rebaixados e secos aquecem os ambientes e dão um efeito intimista. Pontue com adornos em tons luminosos.

9 – Cores complementares justapostas realçam contornos e criam profundidade.

10 – Tons de amarelo, azul e verde diminuem o estresse provocado em ambientes sem janelas.

11 – Cores próximas no círculo das cores criam uma atmosfera acolhedora.

12 – Nunca utilize grandes áreas pintadas com cores quentes. Elas podem fazer efeito contrário, irritar e agitar o cliente, fazendo com que saia rápido da loja.

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