Dicas de reformas rápidas para fazer em casa para o Ano Novo

Pintar as paredes é a forma mais simples e barata de mudar a decoração. Veja as dicas que separamos para você deixar seu lar doce lar de cara nova.

Precisando de dicas para reformas rápidas pro Ano Novo? Vem com a gente!

Se os ambientes de sua casa parecem estar pedindo uma mudança de ares, ainda há tempo para reformá-los antes da chegada do Ano Novo. A dica para essa reforma rápida e sem grandes investimentos é trocar as cores das paredes, apostar em novos adornos e mudar a posição dos móveis.

Segundo o arquiteto Gregório Repsold, mudar a cor das paredes é uma medida simples e que faz toda a diferença.

“Hoje, pintar a parede não é apenas colocar uma cor diferente. Você pode criar efeitos com a tinta, desde a textura simples até a sensação de que a parede é revestida com algum outro material, como cimento ou mármore, por exemplo. Você pode brincar com vários efeitos decorativos e texturas. Além disso, nem é preciso sair do imóvel durante a pintura, pois as tintas à base de água praticamente não têm cheiro”, comentou Gregório.

Reformas rápidas para sua casa no final do ano

A arquiteta Dayse Cardoso destacou que as cores mais neutras estão em alta. “Há alguns anos, estava na moda realçar uma parede de cada ambiente com uma cor mais forte. Mas hoje a tendência é pintar todo o imóvel com uma cor só e usar uma tonalidade mais sóbria, mais elegante. O que vai personalizar os espaços são os adornos e móveis”, afirmou.

Outra dica da arquiteta é mexer na iluminação da residência. “Se o ambiente, por exemplo, tem apenas uma iluminação central e o teto já é de gesso, é possível fazer uma iluminação mais pontual, realçando alguns objetos de decoração”, explicou Dayse.

Dicas para escolha das cores

Para começar a reforma rápida, reúna a família e decidam juntos quais as cores que serão escolhidas para pintar as paredes. Afinal, todos irão conviver com as novas cores, por isso é importante escolher uma tonalidade que agrade aos moradores.

Se pintar dúvida entre uma cor e outra, é só contar com a ajuda da tecnologia. As fabricantes de tintas oferecem diversos aplicativos para sistemas Android e iOS (produtos da Apple) que dão aquela mãozinha na hora de uma transformação no ambiente.

A Suvinil, por exemplo, tem um aplicativo especialmente desenvolvido para usuários do iPad. Denominado Guia Suvinil, é uma ferramenta completa e bastante interativa, composta por três seções: Tendências, Tutoriais e Casa Cor. O programa está disponível gratuitamente na App Store.

Coral VisualizerOutra opção é o Coral Visualizer, aplicativo para smartphones e tablets da Coral. Com a tecnologia de realidade aumentada, você pode ver as cores aplicadas nas paredes com apenas um toque, antes mesmo de colocar a mão na massa.

Vale lembrar que é indispensável ter cautela antes de sair pintando a casa toda. As tonalidades precisam estar harmonizadas entre si para que o resultado final seja o esperado.

Faça você mesmo

Se você é daqueles que gostam de fazer todos os acertos e pintura da casa ou apartamento, temos várias dicas para os novatos e até para os mais experientes. Se você nunca pintou uma parede e vai encarar a experiência pela primeira vez, em dicas para quem vai pintar sua casa damos algumas orientações básicas para execução da pintura.

Escolha a tinta correta

Para cada ambiente, existe uma tinta própria para ser usada: uma de secagem rápida, uma sem cheiro, entre outras opções. Na matéria Tinta certa para cada um dos ambientes da sua casa selecionamos as tintas mais adequadas para cada espaço.

Mude os objetos de lugar

Depois de apostar em novas cores, é hora de deixar a criatividade fluir e mudar os objetos de lugar. Troque a posição do sofá, da estante, da mesa de centro, dos pufes e até da mesa da sala de jantar.

Aproveite para inserir novos elementos, como almofadas coloridas e de diferentes texturas, além de quadros e fotos que estavam esquecidos em outros espaços.

“Vale também mudar a cara dos móveis. Se você tem um sofá muito apagado, pode encapá-lo com um tecido de cor mais forte para valorizar mais o ambiente”, afirmou Gregório Repsold.

Com todas essas sugestões, vai ficar fácil fazer uma transformação para receber os amigos de casa nova no final do ano. E lembre-se: a Politintas tem tudo que você precisa para a sua reforma. Passe em uma de nossas lojas e confira!

Já viu essas dicas?