Dicas para pintar em dias frios e úmidos

Você não precisa adiar a pintura da sua casa quando o tempo está mais frio ou chuvoso. O consultor da Coral dá dicas para garantir as pinceladas perfeitas.

Muitas pessoas acreditam que não podem pintar em dia úmido e frio e acabam adiando o plano de renovar a cor dos ambientes. Mas você não precisa esperar dias secos e com sol para dar as pinceladas na sua casa. Abaixo esclarecemos algumas das dúvidas mais frequentes sobre o tema e como você pode proceder com tempo de secagem, materiais e produtos recomendados.

 

Posso pintar a casa em dias de chuva?

“A recomendação de não pintar em dias chuvosos só é válida para áreas externas. Nada impede que a pessoa pinte ambientes internos quando está chovendo. Além disso, a temperatura precisa estar abaixo de 10º para que seja inviável pintar”, explicou o consultor técnico da Coral Edson Rodrigues Maia.

 

Dicas para pintar em dia úmido

Confira outras dicas do especialista para garantir uma pintura perfeita, mesmo em dias frios e chuvosos:

Qual a temperatura ideal para pintar?

“As principais fabricantes de tinta orientam a pessoa a evitar pintar com a umidade relativa do ar superior a 85% e temperaturas abaixo de 10º ou acima de 40º. Como dificilmente o consumidor terá um medidor de temperatura ou aparelho similar para fazer essa medição, o ideal é estar atento à previsão do tempo pela internet ou TV, por exemplo, pois esses meios de comunicação passam informações bem detalhadas sobre as condições climáticas.”

 

Quais os produtos mais adequados para pintar em dia úmido?

“É importante a pessoa comprar primers e tintas que funcionem bem em condições úmidas. Evite os produtos à base de solventes, preferindo primers à base de látex e tintas resistentes ao bolor. Quando trabalhamos com produtos à base de água, a secagem é mais rápida, pois as tintas à base de solventes têm uma evaporação mais lenta. Já os produtos resistentes a mofos apresentam aditivos especiais que permitem ter um desempenho melhor em condições climáticas desfavoráveis, como o Chega de Mofo da Coral.”

 

Quais problemas podem aparecer na pintura?

“A pessoa que não segue as recomendações presentes na embalagem do produto pode ter problemas com a pintura. Em áreas externas, a chuva pode provocar a extração de substâncias solúveis da tinta. Isso ocorre quando a tinta aplicada, ainda em processo de cura, recebe pancadas de chuva, causando manchas na superfície. Em áreas internas, a tinta vai demorar mais para secar.”

 

E a pintura de gesso?

“Em caso de pintura de gesso, é necessário aguardar a cura da superfície por um período de 15 a 20 dias. Após esse tempo, a pessoa poderá aplicar o fundo para gesso e depois a tinta. Se for aplicada uma tinta ou um fundo antes do período de cura do gesso, ele poderá ficar amarelado.

 

Qual o tempo de secagem recomendado?

“O tempo de secagem da tinta, seja em ambiente interno ou externo, depende de vários fatores, incluindo temperatura, umidade e número de mãos aplicadas. Em dias normais, um produto à base de água seca ao toque em 30 minutos, mas a cura total (a secagem completa) leva cerca de 20 dias. Em relação a dias chuvosos, não conseguimos prever exatamente, mas com certeza demora um pouco mais.

Vale ressaltar que é importante fornecer a ventilação adequada ao pintar uma área fechada, abrindo janelas e usando ventiladores. Isso acelera a secagem.”

 

Quer mais dicas como essas?

Venha até uma loja da Politintas e converse com nossos consultores. Todos eles saberão recomendar os melhores produtos para sua situação, e oferecer os melhores promoções pra você. Vem pra Politintas!

 

Já viu essas dicas?
Proauto produtos para carro 23/02/2017

Produtos Proauto vão deixar seu carro mais bonito e limpo

03/01/2014

Decore as paredes usando tinta

05/07/2016

Como fazer uma decoração rápida e fácil usando Gart

26/04/2018

Aumente suas vendas com o uso correto das cores