Cores e tintas para o quarto das crianças

Precisando de algumas dicas para decorar o quarto das crianças? A designer de interiores Ana Paula Brasil pode te ajudar nesta tarefa! E aí vai um segredo: as cores têm um papel fundamental nesse projeto.

Mais que um lugar para dormir, o quarto é o território individual da criança na casa. É um espaço onde ela deve ter seus sentidos estimulados: música, leitura, odores, cores, formas, texturas, tudo isso contribui para que ela se desenvolva cognitivamente. O conceito de cognição abrange toda a capacidade de processar informações, de reagir ao que percebemos no mundo e em nós mesmos.

O quarto deve ser projetado e decorado conforme as preferências e a personalidade da criança, sem esquecer, principalmente, que deve ser um espaço lúdico, que represente boa parte do seu mundo. Se a criança na fase de 3 a 7 anos quiser participar das etapas do projeto, deixe-a! Provavelmente serão os pais a dar a última palavra, mas é preciso aproveitar algumas das ideias dos pequenos, afinal, são eles que vão conviver no novo espaço. Inclua sua cor preferida e seu personagem predileto em adesivos, almofadas e bonecos.

Estimule o artista que há dentro das crianças e utilize suas “obras de arte” para emoldurar e pendurar nas paredes. E por falar em paredes, a dica é que elas sejam pintadas com tintas laváveis, para facilitar a limpeza do quarto. Também é muito interessante pintar a parede com cores suaves ou mais fortes e adesivá-la com um tema escolhido pela criança.

As cores são democráticas quando o assunto é quarto, mas lembre-se: equilíbrio é fundamental. Cores muito fortes e estridentes nas paredes cansam muito rápido e nem sempre trazem o conforto e a tranquilidade que as crianças necessitam. Também é importante observar a luminosidade do local, que dependendo da intensidade, irá valorizar ou atenuar o impacto das cores.

Muitos pais não querem investir num quarto para as primeiras etapas da infância. É certo que os pequenos estão crescendo, mas é importante apostar nas opções que podem ser utilizadas por um tempo maior. Assim, na hora de comprar a cama, o ideal é que ela já tenha um tamanho maior.

Busque móveis versáteis, multiuso, que podem ser usados em várias situações e ambientes, e deixe que os detalhes façam a decoração. Daí a importância de um orçamento para evitar compras impulsivas, sempre planejando bem a cada aquisição. O resultado final será um quarto com peças essenciais, de longa duração.

Tintas ideais para o quarto das crianças

Quem tem crianças em casa precisa escolher tintas que facilitam a limpeza e protegem a família. Para manter a parede bonita e sempre limpa, a dica são as tintas superlaváveis, que permitem uma limpeza constante, sem causar manchas.

Entre as superlaváveis estão os produtos que mandam as bactérias para longe da sua casa, como a Suvinil Família Protegida, que contêm fórmula exclusiva composta por agentes bactericidas que atuam na parede eliminando 99% a manifestação desses micro-organismos. Outra ótima opção é a Coral 3 em 1, que além da ação antibactéria também é antimofo. Ambas têm baixo odor e secagem rápida.

Cores para quartos de crianças

Cores para quartos de crianças

Já viu essas dicas?