Cores para pintar os ambientes da casa

Para deixar a casa mais bonita, nada melhor do que investir em novas cores. E aí vai uma boa notícia: usando apenas tinta e cor é possível mudar totalmente a decoração dos ambientes, levando para dentro deles sensações como tranquilidade e alegria.

“Geralmente, as pessoas têm muita dúvida sobre qual cor escolher para pintar os ambientes. Por isso, é muito importante ter uma ajuda profissional, para que as cores dos diferentes espaços se harmonizem entre si. Usando a cor, é possível deixar um ambiente mais aconchegante, alegre ou tranquilo”, comenta o diretor da Politintas, Vinicius Ventorim.

A Politintas disponibiliza gratuitamente aos seus clientes o Espaço Ambiente, um local em que um profissional da área de decoração auxilia as pessoas que estão em dúvida sobre qual cor escolher para decorar a sua casa. Com a ajuda de um simulador de ambientes, é possível ver o próprio espaço a ser pintado, em várias cores.

Outra boa dica para quem vai pintar a casa é escolher tintas com acabamentos mais resistentes e bonitos. Se você tem filhos, uma ótima opção são as tintas laváveis, que resistem mais à limpeza constante. Existem também tintas indicadas para as cozinhas e banheiros, próprias para serem usadas em ambientes úmidos. Ou seja, para cada cantinho da sua casa há um produto para deixá-lo mais bonito e valorizado.

Confira algumas dicas de cores para decorar os ambientes

* Verde – Por lembrar a natureza, oferece às pessoas uma sensação de paz, esperança e equilíbrio, sendo indicada para todos os ambientes da casa. Devido ao seu poder bactericida, já comprovado cientificamente, o verde também pode ser usado em banheiros e cozinhas para auxiliar a higienização desses locais.

* Amarelo – Aciona a capacidade intelectual, sendo indicada para os ambientes onde se pretende estimular a comunicação. Ajuda também a clarear as ideias e está associado à flexibilidade e à boa sorte. É cor alegre que vitaliza o espírito e favorece a digestão, por isso, cai bem nas cozinhas e salas de jantar. Aumenta o aconchego, principalmente em locais onde não há luz natural.

Cores para pintar os ambientes da casa

* Azul – Tem função terapêutica equilibradora, por isso, é muito indicada para quartos de crianças e adultos hiperativos, além de banheiros e lavabos. É a cor da purificação, a única capaz de desintegrar as energias negativas. Favorece a inspiração, a amabilidade, a paciência e a serenidade. Pode ser usada em ambientes dedicados ao relaxamento, para desligar dos problemas diários, estimulando bons sonhos e transmitindo tranquilidade e harmonia.

* Violeta – É uma cor repousante que deve ser utilizada, de preferência, em ambientes bem iluminados. Se for usada em excesso pode levar à dispersão, por isso, o ideal é diluí-la com o branco, até conseguir um tom quase azulado. Estimula a intuição e a espiritualidade. Tem influência nas emoções e humores. Fica ótima em quartos e salas de estar.

Cores para pintar os ambientes da casa

* Branco – Representa a perfeição e o a

mor divino, estimulando a humildade e a imaginação criativa. Cria uma atmosfera de tranquilidade, por isso, não pode faltar. É a cor da pureza, da claridade e da limpeza, mas cuidado, pois ambientes totalmente brancos podem se tornar muito impessoais. Pode ser usada em qualquer ambiente em composição com outras cores, proporcionando equilíbrio ao espaço.

* Vermelho – Ajuda a levantar o ânimo, simboliza a aproximação e o encontro entre as pessoas. É a cor da emoção, da paixão e da vitalidade. Deve ser utilizada com cuidado, pois o exagero pode estimular reações agressivas. Pode ser usada em salas de estar, salas de jantar, cozinha e até no quarto.

Cores para pintar os ambientes da casa

Já viu essas dicas?