Cores nos projetos industriais

Além de decorar projetos residenciais, a cor também é muito bem-vinda nos ambientes industriais. Confira o que a designer Adriana Baccari tem a dizer sobre o assunto.

Situada no Parque Industrial do TIMS, na Serra, a nova unidade da empresa Café Número Um tem um espaço de 1.800m² de área construída. A unidade recebeu o nome de Centro Industrial Américo Buaiz (CIAB), em homenagem ao seu fundador. Toda a implantação foi feita segundo os conceitos corporativos principais da empresa, que são: segurança, qualidade, solidez e constante aprimoramento.

Nossa missão neste projeto era humanizar e integrar a área externa à interna da fábrica. Para tanto, foi adotado o conceito socioinstitucional para o projeto, valorizando a identidade e a imagem corporativa da empresa, por meio das cores e do paisagismo externo.

Foi elaborada uma associação direta ao café, em todos os seus estágios de crescimento, e às cores da marca Café Número Um. A combinação das cores escolhidas e o efeito que elas provocam no observador foram aplicados com muito critério, já que as cores que seriam utilizadas são também as mesmas das embalagens dos produtos. Com essas considerações em mente, elegemos as cores principais: uma na gama dos vermelhos, uma na dos amarelos, e uma terceira para contraponto entre as outras duas, que foi o branco.

A cor predominante é o vermelho queimado, com baixa luminosidade. Ele trouxe a valorização necessária à arquitetura. É uma cor vibrante, de grande visibilidade, força e liderança, que deu o toque de aconchego necessário à fachada de imensos paredões. A cor, por sua vez, forneceu a sensação visual de que o espaço é menor, ressaltando sua elegância industrial.

Nos elementos verticais da fachada, utilizamos o branco. A repetição contínua dessa cor deu ritmo visual à área. Na entrada principal foi colocado um tom de amarelo, cor capaz de unir passado e futuro, tradição e inovação, além de ser alegre, espontânea, ativar a comunicação, sendo perfeita para marcar a área de entrada principal.

Cores nos projetos industriais

Cores nos projetos industriais

O resultado de todo esse trabalho foi uma composição harmônica e dinâmica que evidencia a personalidade da Café Número Um em sua nova fase.

Já viu essas dicas?