Cores das lojas influenciam no sucesso das vendas

Com a utilização correta das cores, é possível favorecer a comercialização de produtos, fidelizar clientes e melhorar o ambiente de trabalho.

Além da disposição dos produtos, das promoções e do carisma do vendedor, outro fator é fundamental para garantir o sucesso das vendas de uma empresa: as cores.

Isso mesmo! Já há algum tempo são desenvolvidos estudos sobre a influência das cores nas pessoas. Profissionais de áreas como design, moda e decoração estão cada vez mais atentos para o fato de que a combinação harmoniosa de tons em um determinado produto ou ambiente comercial pode impulsionar as vendas.

A partir disso, empresas têm estudado as reações psicológicas provocadas pelas cores e seu poder de influência no consumidor. Segundo especialistas, com a utilização correta das cores, é possível favorecer a comercialização de diversos produtos, fidelizar clientes e melhorar o ambiente de trabalho, inclusive, motivando os funcionários.

Cores nas lojas influenciam aumento de vendas

Conexão entre produto e consumidor 

As cores podem ser usadas como um chamariz que impulsiona para a compra, atraindo o olhar do cliente, instigando emoções e criando uma conexão entre o produto e o consumidor.

“As cores sempre provocam alguma sensação. É importante que o comerciante pense no tipo de emoção que deseja estimular nas pessoas antes de escolher a cor do seu estabelecimento. Nas vitrines, é comum vermos cores mais vivas e alegres, para atrair o olhar do cliente”, explica a naturóloga Paula Cristina Ischkanian, que é doutora em Ciência (USP) com ênfase em Saúde Pública e professora universitária.

“Uma dica, no caso da vitrine, é aplicar as cores mais vibrantes nas laterais, pois são as áreas que aparecem primeiro no campo de visão da pessoa, já que o corpo dela está de lado quando passa em frente à loja”, acrescenta a especialista.

 

Cores em consonância

De acordo com a engenheira e decoradora Zélia Sathler, uma fachada vibrante, associada à logomarca de uma empresa, por exemplo, prende muito mais a atenção do consumidor e fortalece a identificação visual do estabelecimento.

“As cores mais fortes são mais impactantes. As cores da fachada e da logomarca têm de estar em consonância. Mas não há problema em associar uma tonalidade mais forte a uma mais sóbria. O importante é utilizar o recurso da cor”, diz.

 

Proporções dos ambientes

As cores também podem ser usadas para criar a sensação de que os espaços são maiores ou menores, altos ou baixos. Isso é possível porque elas alteram o modo como percebemos as dimensões dos espaços.

 

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