Como preparar as paredes antes de pintar

Como esse passo a passo verá como é fácil pintar as paredes da sua casa ou do seu apartamento. Aproveite o tempo livre e mãos à obra. Dê mais cor para seu mundo.

Muita gente pensa que para pintar uma parede basta tinta e um bom pincel. Mas a verdade é que existem alguns detalhes muito importantes para que a pintura fique bem feita. Vamos então conhecer o passo a passo de como pintar uma parede.

A primeira coisa a fazer é verificar se a superfície precisa de alguma correção. Ela deve estar lisinha para receber a nova pintura.

como_pintar_parede_politintas_imagem12

Até os furos de pregos devem ser cobertos. Pequenas imperfeições como essas podem ser facilmente eliminadas usando massa corrida. Basta aplicar a massa com a ajuda de uma espátula e esperar a secagem por quatro horas.

como_pintar_parede_politintas_imagem08

Em seguida, lixe toda a parede com uma lixa nº 220, que é bem fininha. Não é preciso fazer força nem retirar a tinta que já está na parede. Esse procedimento é necessário somente para que a superfície fique porosa, garantindo, assim, uma melhor aderência da tinta.

como_pintar_parede_politintas_imagem11

Na sequência, passe um pano úmido em toda a parede para retirar o pó que surgiu com o lixamento. E atenção: se isso não foi feito, a pintura pode descascar, então, nada de pular essa etapa, ok?

como_pintar_parede_politintas_imagem20

O próximo passo é fazer o que os pintores profissionais chamam de “recortar a parede”. Com a ajuda de uma boa fita crepe, isole o teto, os rodapés e os alisares. Toda a parede deve ser “recortada” para que o trabalho fique bem feito. Não se esqueça de forras todo o chão da área a ser pintada e para facilitar a pintura, tire a caixinha dos interruptores para dar um bom acabamento ao trabalho.

Agora é o momento de pintar! Siga as recomendações do fabricante a respeito da diluição da tinta que você escolher e bom trabalho!

Dicas de mestre

Dica número 1: Se a parede que você pretende pintar estiver colorida com cores intensas como amarelo ou azul, será necessário dar a primeira demão de tinta branca, caso a nova tinta seja de outra tonalidade mais forte, como o vermelho, por exemplo. Na sequência, basta pintar normalmente com a nova cor.

Dica número 2: É preciso ter atenção especial na hora de pintar com vermelho, laranja, azul escuro e outras tonalidades mais fortes, pois a pintura pode manchar se não forem tomados alguns cuidados. A dica é usar um fundo especial para cores intensas, que vai permitir uma melhor cobertura da nova cor.

Já viu essas dicas?