Como montar uma caixa de ferramentas para reparos básicos

Com poucas ferramentas, como martelo, chave de fenda e alicate, você consegue resolver muitos probleminhas domésticos.

Seja para apertar um parafuso, trocar um interruptor, substituir um plugue com defeito de um eletrodoméstico ou simplesmente desmontar qualquer coisa na garagem durante um sábado ocioso, uma caixa de ferramentas é algo que todo mundo precisa ter.

Modelos variados de caixa de ferramentas

Montar um kit básico de ferramentas é mais fácil do que você imagina. Comece pela própria caixa. Ela pode ser de material plástico ou de metal. As mais práticas são as de plástico, que são leves e fáceis de guardar. Se você tem crianças em casa, procure uma com algum tipo de tranca.

Como montar uma caixa de ferramentas para reparos básicos

Martelo

Um dos itens mais comuns da caixa de ferramentas é o martelo. Para fixar e extrair pregos, ele possui um cabo de madeira ou de plástico com um arremate em T, geralmente, de ferro ou aço. Mas tenha cuidado na hora de manuseá-lo, para não provocar qualquer acidente.

Chave de fenda

Outro item muito importante é a chave de fenda, usada para apertar ou soltar parafusos. Uma dica é adquirir um kit que inclua diferentes modelos ou então comprá-las individualmente.

Você também vai precisar de uma chave de fenda para testes elétricos, chamada chave “busca polos”, que permite identificar o polo “neutro” e o polo “vivo” de uma tomada ou ainda dos fios de uma instalação elétrica de baixa tensão de sua casa. Ao detectar corrente elétrica, uma pequena lâmpada no interior da ferramenta se acende.

Alicates

Em relação aos alicates, o ideal é ter um conjunto básico: o chamado universal, o alicate de bico e o de corte. Com o alicate universal você pode cortar, torcer e dobrar fios, cabos elétricos e arames, entre outras utilidades.

O alicate de bico reto tem ponta fina e é usado na manutenção elétrica em locais de difícil acesso. Com a ajuda desse item, é possível segurar objetos, torcer e cortar fios e cabos. Já o alicate de corte possui indicação específica para o corte de fios e cabos durante reparos elétricos em casa, mas pode servir também como “descascador” de fios.

Chave inglesa

Inclua na sua caixa de ferramentas uma chave inglesa que permita girar qualquer tipo de parafuso ou porca, apertando-os ou soltando-os de maneira rápida. Ah, e nunca use a ferramenta como martelo, pois esse procedimento pode trincá-la ou, até mesmo, quebrá-la.

Outros materiais

Lembre-se de acrescentar trena, estilete, fita isolante, fita veda rosca e alguns pregos, parafusos e buchas. Prontinho! Com esses materiais básicos, a sua caixa de ferramentas estará bem equipada.

Novos kits na Politintas

Na Politintas você encontra várias ferramentas para fazer reparos domésticos. A boa notícia é que novos kits de ferramentas chegaram às lojas. Tem jogo de chaves de fenda; furadeira de impacto; jogo de brocas e de minichaves.

Passe na loja da Politintas mais próxima e confira nossos kits de ferramentas.

Já viu essas dicas?